Elmano quer que Augusta passe pouco tempo no Senado e retorne para Secretaria

Acaba neste dia 2 de agosto a licença de 120 dias da senadora petista. No Senado, assumiu no período, Janaína Farias

13:48 | Jul. 31, 2024

Por: Ludmyla Barros
Augusta deixou temporariamente o mandato no Senado para ser titular da Secretaria de Articulação Política do governo Elmano de Freitas (PT) (foto: FERNANDA BARROS/O POVO/ FÁBIO LIMA/O POVO)

Acaba neste dia 2 de agosto a licença de 120 dias de Augusta Brito (PT) do Senado Federal. A parlamentar exerceu, nesse período, o cargo de secretária da Articulação Política do Ceará e, segundo o governador Elmano de Freitas (PT), o desejo é que ela retorne ao Governo “o mais brevemente”.

Elmano disse, nesta quarta-feira, 31, que se reunirá com Augusta ainda hoje e fará o pedido de retorno à gestão. Segundo ele, a presença da senadora é importante neste momento do governo, que coincide com o período de campanha para as eleições municipais.

“Eu devo ter uma reunião hoje ainda com nossa senadora Augusta, ela retorna ao Senado. O meu pedido é que ela possa ficar o mais breve tempo possível no Senado, até porque ela participou de muitos processos de negociação, de articulação política, inclusive para as eleições”, disse o chefe do executivo.

O futuro do comando da Secretaria, segundo Elmano, depende da resposta da senadora na reunião. “Estamos conversando para saber exatamente qual a brevidade que ela poderia ou não retornar. Dependendo disso, nós colocamos outra pessoa ou ela volta brevemente e retoma os trabalhos da Articulação Política”, disse.

Augusta assumiu o cargo de Catanho, Janaína assumiu o de Augusta

Augusta é a primeira suplente do ministro Camilo Santana (PT), eleito senador, mas hoje titular do ministério da Educação. A licença ocorreu em abril. Um mês depois, a senadora já havia antecipado ao O POVO que pretendia retornar ao Senado Federal após o período.

Augusta deixou temporariamente o mandato para ser titular da Secretaria de Articulação Política do governo Elmano de Freitas (PT), tendo entrado no lugar de Waldemir Catanho (PT), que concorre em Caucaia.

Já no Senado, assumiu Janaína Farias (PT), que, por sua vez, concorre em Crateús. A troca visa uma oportunidade de grande visibilidade para Janaína, em meio à campanha eleitoral.

Ao comentar sobre a companheira de chapa, Augusta frisou uma boa atuação de Janaína de Senado, “mesmo que por um curto período de tempo”. Comentário de reforço vem em resposta a grandes ofensas de Ciro Gomes (PDT), que menosprezou a presença de Janaína no Parlamento.