Quem é Gabriella Aguiar, escolhida para ser vice de Evandro em Fortaleza

Deputada estadual no seu primeiro mandato, foi eleita para uma vaga na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) em 2022, com 83,1 mil votos

15:03 | Jul. 29, 2024

Por: Vítor Magalhães
Deputada Gabriella Aguiar (PSD) (foto: Foto: Junior Pio / Alece)

Escolhida para ser a pré-candidata a vice na chapa do PT que disputará a Prefeitura de Fortaleza em 2024, Gabriella Pequeno Costa Gomes de Aguiar, tem 34 anos, e é médica geriatra.

Deputada estadual no seu primeiro mandato, foi eleita para uma vaga na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) em 2022, com 83,1 mil votos. Só em Tauá, berço político da sua família, foram 15,1 mil votos.

Apesar da entrada recente na vida pública, a parlamentar vem de família tradicional na política cearense. É filha do ex-vice-governador do Ceará, Domingos Filho (PSD), e da prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar (PSD). Além de ser irmã do deputado federal Domingos Neto (PSD), que está no seu quarto mandato em Brasília. Gabriella é também neta do ex-prefeito de Tauá Domingos Aguiar.

De acordo com biografia disponibilizada pela Assembleia Legislativa, Gabriella fez Residência de Clínica Médica no Hospital Geral de Fortaleza e de Geriatria no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Com a experiência de um ano de fellowship no serviço de Medicina Interna do Hospital Kremlin Bicétre, em Paris. Ela concluiu mestrado em Ciências Médico-Cirúrgicas na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Além disso, destaca ser professora de geriatria da Unichristus e atuar como membro do corpo clínico dos Hospitais Waldemar de Alcântara e HGF.

Processo de escolha

Antes da escolha ser anunciada, O POVO mostrou que o nome da parlamentar já era dado como certo nos bastidores. Apenas uma reviravolta não concretizaria o plano. A disputa entre os aliados envolvia também o PSB, partido da base que tinha Luisa Cela como uma das postulantes à vaga.

A escolha de Gabriella foi fruto de diálogo entre membros do arco de alianças do PT em Fortaleza, inclusive do PSB, como o ex-deputado Eudoro Santana, presidente estadual do PSB e pai do ministro da Educação Camilo Santana (PT); o senador Cid Gomes (PSB), que segundo interlocutores, teve participação significativa no processo, embora mais afastado publicamente.

Dentro do PSB o sentimento é de tranquilidade. Embora pleiteasse a vice com a indicação de Luísa Cela. De acordo com fontes ouvidas pelo O POVO, o foco é a eleição de Evandro e o PSB terá papel importante na campanha e em uma eventual gestão na Prefeitura.

O partido presidido por Eudoro largou na frente para ocupar a vice do PT na disputa pelo Paço Municipal quando o diálogo se iniciou. Porém, na reta final, o PSD, com influência de nomes como o deputado federal Luiz Gastão e o ex-vice-governador Domingos Filho, presidentes municipal e estadual da sigla, entrou no páreo e conseguiu superar o PSB.

De PSB favorito para PSD conquistar a vice

Em fevereiro, a vereadora Enfermeira Ana Paula, ainda no PDT, afirmou ao O POVO que havia um acordo e convite para ser candidata à vice-prefeita. Ela filiou-se ao PSB e se colocou à disposição para disputar o cargo. Já em abril, a sigla fez novos movimentos. Luísa Cela, além de se filiar ao partido, transferiu o domicílio eleitoral de Sobral para Fortaleza, sendo assim opção para formar chapa com Evandro.

Ela deixou a secretaria da Cultura no prazo para estar apta a concorrer e confirmou haver acordo com o governador Elmano de Freitas (PT) para retomar a pasta após o período eleitoral.

O PSD ganhou peso e força nas negociações, principalmente após a janela partidária, quando o partido saiu de dois vereadores para sete, com influência do presidente municipal Luiz Gastão. Em comparação, o PSB tinha duas cadeiras na Câmara de Fortaleza e permaneceu com o mesmo número.

Com isso, o PSD teve a bancada legislativa como um trunfo, além de ofensivas de seus parlamentares. De início, Gastão citava Cláudia Brilhante, diretora institucional da Fecomércio, para ser a vice, mas falou de Gabriella pela primeira vez em entrevista à rádio O POVO CBN, quando alfinetou o PSB.

"Olha, em termos de Fortaleza a liderança do PSD, os três deputados federais do PSD, juntos, a bancada federal do PSD teve mais de 180 mil votos em Fortaleza. Então, nós estamos discutindo votos e presenças na capital. Quantos votos o PSB teve?", indagou.

O deputado federal Célio Studart tentou se lançar candidato à prefeitura pelo PSD, aparecendo empatado tecnicamente com Evandro Leitão na pesquisa Datafolha, contratada pelo O POVO. O partido, porém, optou por compor chapa com o petista.

Por fim, Gabriella Aguiar recebeu o aval dos líderes e de Evandro para ser a vice.