Kamala Harris: significado do nome, relação com Simpsons e Beyoncé

Conheça algumas curiosidades que circula nas mídia dos últimos dias envolvendo o nome da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris

23:22 | Jul. 25, 2024

Por: Danielle Christine
Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos (foto: ALLISON JOYCE/AFP)

Kamala Harris, do Partido Democrata dos Estados Unidos, é pré-candidata à presidência do país após Joe Biden informar que desistiu da disputa pela reeleição, no dia 21 de julho de 2024.

Kamala Harris se sai melhor que Biden, mas segue atrás de Trump em pesquisa NYT; VEJA

Apenas em alguns dias de campanha voltada para a primeira mulher eleita vice-presidente, o nome dela já circula nas redes sociais e traz algumas curiosidades do público mais jovem, principalmente da geração Z dos Estados Unidos.

Nessa quarta-feira, 24, o líder americano Joe Biden fez um pronunciamento à nação: “A melhor maneira de unir o país e seguir em frente é passando o bastão para uma nova geração”.

Kamala Harris: significado do nome

Além de mulher, Kamala Harris é negra, filha de imigrantes jamaicano e indiana, e casada com um judeu. Agora, pode ser a primeira a finalmente vencer a eleição e ocupar a Casa Branca.

Seu nome advém de Kamal, que na língua sânscrita significa "flor de lótus". Era extremamente próxima do avô materno, P.V. Gopalan, um diplomata indiano, e, na infância, visitou frequentemente sua família em Besant Nagar, em Chennai. A casa de infância de Harris fica em Bancroft Way, em Berkeley.

O nome da política americana é um símbolo significativo na cultura indiana. Isso porque, na filosofia antiga de Buda, diziam que a cada passo dele brotava uma flor de lótus no chão. Essa flor, na cultura antiga, significava pureza e renascimento.

Kamala Harris: relação com Simpsons

Nos últimos dias tem voltado as especulações nas redes sociais em relação à história dos Estados Unidos e a série de comédia animada “Os Simpsons”.  A animação gira em torno da família Simpsons que mora na cidade de Springfield, em um estado americano.

No episódio Bart to the Future, da 11ª temporada da série, que foi ao ar no ano 2000, Lisa Simpson se tornou a primeira mulher a assumir a presidência do país. Na animação, ela usa um traje semelhante ao escolhido por Kamala Harris para a cerimônia de posse de Joe Biden, em 2021.

Lisa vestia um terno roxo e um colar de pérolas, mesma escolha de Kamala Harris para um discurso de início de campanha eleitoral. Outra coincidência é que ambas faziam a transição de governo antecedido por Donald Trump.

Mesmo sendo um assunto que tem viralizado por pensarem que a série faz “previsões” do cenário político do país, um dos principais produtores da série, Matt Selman, revelou que o segredo está em combinar história e matemática.

Ou seja, apenas em estudar o passado e as origens dos acontecimentos, todo mundo se torna capaz de calcular quais serão os próximos passos.

“Se você estudar história, verá que os erros humanos tendem a se repetir, o que facilita prever certos acontecimentos. Além disso, com mais de 800 episódios, é estatisticamente inevitável que algumas de nossas piadas e tramas coincidam com eventos da vida real”, afirmou Selman ao portal ComicBook.

Kamala Harris: relação com Beyoncé

Kamala Harris lançou seu primeiro vídeo oficial de campanha eleitoral nesta quinta-feira, 25, com a música “Freedom”, de Beyoncé. A canção da cantora estadunidense faz parte do seu sexto álbum de estúdio “Lemonade”, que foi lançado em 2016.

Enquanto a música toca como som de fundo do vídeo eleitoral, a presidente fala sobre liberdade como tema principal de sua campanha, por isso a escolha da música.

Além de citar serviços básicos como tirar crianças da pobreza e serviços de saúde, a candidata faz referência ao direito ao aborto e se posiciona contra a violência armada.

Assista ao vídeo da campanha de Kamala Harris

 

Leia na íntegra o texto da campanha de Kamala Harris

“Nesta eleição, cada um de nós enfrenta uma pergunta: em que tipo de país queremos viver? Algumas pessoas acham que deveríamos ser um país de caos, de medo, de ódio. Mas nós escolhemos algo diferente. Nós escolhemos liberdade. A liberdade de não apenas sobreviver, mas de seguir em frente. A liberdade de estar longe da violência armada.

A violência de tomar decisões sobre seu próprio corpo. Escolhemos um futuro em que nenhuma criança viva na pobreza. Em que todos possamos pagar por serviço de saúde. Em que ninguém esteja acima da lei. Acreditamos na promessa dos EUA e estamos prontos para lutar por ela. Porque quando a gente luta, a gente ganha. Então, junte-se a nós. Visite o site kamalaharris.com e vamos trabalhar”.

VEJA também: Trump chama Kamala Harris de 'lunática radical de esquerda' em comício