Kamala consegue autorização de Beyoncé e usa a música "Freedom" em campanha
A vice-presidente dos Estados Unidos conseguiu o número necessário de apoios para ser indicada como candidata do partido Democrata
16:34 | Jul. 23, 2024
A vice-presidente Kamala Harris fez sua primeira visita oficial à sede de sua campanha na noite de segunda-feira, 22. Na estreia, ela chegou muito aplaudida por seus apoiadores que a aguardavam. A entrada teve como tema a música “Freedom”, de Beyoncé.
A artista tem o costume de ser bem rígida quanto à concessão dos direitos autorais de suas músicas. O uso, conforme fonte de CNN, teria acontecido após autorização de representantes da cantora para usar a faixa na ocasião, mesmo que a cantora não tenha apoiado publicamente a vice-presidente.
Veja vídeo do momento
A mãe de Beyoncé, Tina Knowles, apoiou Harris ainda no domingo, 21, logo após o anúncio do presidente Joe Biden de que não iria concorrer à reeleição. Ele endossou o nome de Harris para que ela fosse a cabeça de chapa da candidatura democrata, que vai enfrentar Donald Trump na corrida pela Casa Branca.
Leia mais
"Deixando o Ego pessoal, o poder e a fama de lado. Essa é a definição de um grande líder. Obrigado, presidente Biden pelo seu serviço e liderança. Vai vice-presidente Kamala Harris para presidente. Vamos lá", disse ela, ao compartilhar uma imagem com Harris no Instagram.
Harris chegou ao comitê enquanto tocava o trecho de "Freedom", que faz parte do álbum Lemonade, de 2016. A composição se junta a outras do disco que focam no empoderamento negro. “Liberdade, Liberdade / Onde você está? / Porque eu também preciso de liberdade / Eu quebro correntes sozinho / Não vou deixar minha liberdade apodrecer no inferno / Ei! Vou continuar correndo / Porque um vencedor não desiste”.
Beyoncé tem histórico de apoiar candidatos democratas. Um dos casos mais emblemáticos da ligação foi ter cantado o Hino Nacional na posse do presidente Barack Obama. Em 2016, Beyoncé e seu marido Jay-Z foram as atrações de um show pré-eleitoral para Hillary Clinton em Cleveland. Biden-Harris receberam o apoio da cantora que incentivou seus seguidores a votar.
Kamala será a candidata?
O presidente dos Estados Unidos não mencionou o apoio a Harris na carta em que comunica a sua desistência da corrida presidencial, mas logo depois apoiou a vice-presidente em uma publicação na plataforma X e forneceu um link para que doadores pudessem contribuir com a campanha. Segundo Biden, a escolha de Harris para ser sua companheira de chapa foi a melhor decisão que ele já tomou".
A vice-presidente Kamala Harris já conquistou o apoio de lideranças importantes do Partido Democrata para ser a candidata da legenda contra o republicano Donald Trump. Segundo um levantamento do jornal The New York Times, 214 políticos democratas já apoiaram Harris publicamente, incluindo 162 congressistas, 36 senadores e 16 governadores.
Menos de 24 horas após a desistência de Biden, a campanha de Harris conseguiu angariar US$ 49,6 milhões. Segundo integrantes do Partido Democrata, as cifras devem aumentar nas próximas horas.
O ex-presidente americano Bill Clinton, que governou os Estados Unidos por dois mandatos, entre 1993 e 2001, também rapidamente apoiou Kamala Harris como candidata do Partido Democrata, assim como a ex-primeira-dama e ex-secretária de Estado Hillary Clinton, que foi a candidata à presidência da legenda em 2016, quando foi derrotada por Donald Trump.
O governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, também emitiu um comunicado em que apoia a candidatura de Kamala Harris. Shapiro é um dos nomes cotados dentro do partido para ser o companheiro de chapa.