Trump conspira contra vacinas e descreve som de tiro em atentado: "Maior mosquito do mundo"
Presidenciável ainda tentou convencer Kennedy Jr. a desistir da candidatura à Casa Branca e apoiá-loO ex-presidente e atual candidato à Casa Branca, Donald Trump, conversou ao telefone com o presidenciável independente Robert Kennedy Jr. sobre o atentado a tiros que sofreu em comício na Pensilvânia. Na chamada, Trump repetiu conspirações sobre vacinas, comparou o som do tiro ao do “maior mosquito do mundo” e tentou convencer o opositor a sair da disputa e apoiá-lo na campanha para a Presidência dos Estados Unidos. Um dos tiros atingiu a orelha direita do ex-presidente.
Veja vídeo da conversa:
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A ligação teria ocorrido na noite do domingo, 14, um dia após o atentado, e foi vazada pelo filho de Robert, Bobby Kennedy III, mas apagada das redes sociais dele pouco depois. Kennedy Jr. (o pai) chegou a se desculpar pelo vazamento, também por meio das redes.
“Quando o presidente Trump me ligou, eu estava gravando com um cinegrafista interno. Eu deveria ter ordenado ao cinegrafista que parasse de gravar imediatamente. Estou mortificado que isso tenha sido postado. Peço desculpas ao presidente”, escreveu o candidato, no X, antigo Twitter.
Na ligação, Trump comenta detalhes sobre o atentado. Disse que virou a cabeça para mostrar o gráfico de dados sobre imigrantes nos Estados Unidos, quando “algo” o atingiu. “Foi como o maior mosquito do mundo. E era uma bala, daquela AR-15, uma arma grande”, disse.
Segundo ele, o presidente Joe Biden o contatou logo após o ocorrido, em uma ligação “bem legal”, na qual o mandatário o questionou sobre o movimento de cabeça que teria salvado sua vida. Trump disse que “estava apenas mostrando o gráfico.”
Leia mais
Trump conspira sobre vacinas e pede apoio de Kennedy
A conversa ganhou tons conspiratórios e eleitoreiros. Trump repetiu falsas teses de que o sistema de vacinação teria “algo de errado”. "Uma vacinação tem algo como 38 vacinas diferentes. Parece que é para um cavalo, não para um bebê. (...) E você vê que o bebê de repente começa a mudar radicalmente. Eu já vi isso muitas vezes”, disse.
O candidato republicano à Presidência ainda pediu que Robert F. Kennedy Jr o apoiasse no pleito deste ano, garantindo uma vitória caso isso acontecesse. “Eu adoraria que você fizesse algo — e acho que seria muito bom para você e muito importante para você”, disse Trump.
“Nós vamos ganhar”, afirmou Trump, ao que Kennedy respondeu: “Yeah”, em sua única resposta gravada e registrada no vídeo.