Meme de Haddad e taxa é exibido na Times Square, em Nova Iorque
Apesar de aparecerem principalmente nos grupos e páginas associados à direita, agora também são populares em páginas e perfis de esquerda; entendaUm dos memes do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi visto em um painel na avenida Times Square em Nova Iorque, nos Estados Unidos, nessa terça-feira, 16. Nele, Haddad aparece como o "Taxa Humana", uma caricatura do herói do Quarteto Fantástico, Tocha Humana.
Essa é uma das muitas piadas sobre o ministro. Manifestações do tipo se tornaram populares nos últimos dias devido à sua reputação de cobrar impostos sobre serviços, como a "taxa das blusinhas", que impõe impostos em compras internacionais de até 50 dólares.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Trocadilhos envolvendo Haddad e taxas
Além de ser chamado de "Taxa Humana", o ministro também foi apelidado "Taxad" e "Zé do Taxão". Ele chegou a aparecer em edições de "capas de filme" parodiando taxas no X (antigo Twitter). Os exemplos incluem a “Taxa de elite”, “A menina que taxava livros" e “O menino do pijama taxado”.
Tô entrando aqui só pra ver os memes do Taxad, um melhor que o outro!
— Ana Lúcia (@AnaLucia_Aloha) July 16, 2024
E tem maluco barbudo dizendo que o cara deveria ganhar Nobel, que ficará conhecido como o ministro que mais reduziu imposto…
País de doido, eu hein!pic.twitter.com/poO29TEi4b
"Meu bairro Ordinário": páginas de humor atraem interesse político
Memes do Haddad são estratégias da oposição?
As piadas viralizam tanto entre grupos de direita quanto de esquerda. Apesar de aparecerem principalmente nos grupos e páginas associados à oposição, agora também são populares em páginas e perfis de esquerda.
A exposição em Times Square, por mais humorística que seja, proporcionou uma plateia internacional para as políticas tributárias brasileiras. Caso semelhante ocorreu em 2004 com Marta Suplicy.
Em campanha à reeleição, a petista teve seu nome associado à proposta de criar uma taxa do lixo. A prefeita de São Paulo foi apelidada de “Martaxa”. Ambos os casos indicam um desgaste da imagem política antes do período eleitoral, já que Haddad pode disputar a presidência em 2026.
O secretário de comunicação do PT, Jilmar Tatto, chegou a afirmar à Folha de S. Paulo que as brincadeiras envolvendo Haddad "não vão pegar" e que ele ficará conhecido como "aquele que desonerou".
Alckmin defende Haddad após memes sobre taxação viralizarem
Como o meme de Haddad foi parar na Times Square?
Os grandes negócios que gastavam milhões de dólares em contratos de outdoor diários, semanais ou mensais eram os únicos proprietários dos espaços de publicidade na Times Square.
Entretanto, atualmente, existem empresas que vendem micro pacotes e permitem a qualquer pessoa exibir um vídeo por até 15 segundos em um telão de LED em uma das avenidas mais famosas do planeta.
A empresa TSX Broadway, que oferece o serviço por US$ 40 (aproximadamente R$ 200,00), foi quem exibiu a foto de Haddad. No site oficial, a empresa diz que é apenas necessário baixar o aplicativo da TSX, subir o arquivo a ser exibido, pagar a taxa e aguardar análise.
Leia mais
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente