O POVO News: Novo Ensino Médio é aprovado na Câmara, sob críticas
Parlamentares desfizeram alterações do Senado Federal, que iam conforme a proposta defendida pelo Governo FederalO programa O POVO News realiza mais uma edição na manhã desta quarta-feira, 9. Com apresentação do jornalista Ítalo Coriolano, a edição repercute a aprovação do Novo Ensino Médio pela Câmara dos Deputados.
Assista ao vivo:
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A proposta do Novo Ensino Médio foi aprovada no plenário da Câmara dos Deputados nessa terça-feira, 9. Os parlamentares desfizeram alterações do Senado Federal. A medida agora vai para sanção do presidente Lula (PT).
A obrigatoriedade do ensino de espanhol foi retirada, assim como a carga horária que equiparava o ensino técnico com o ensino regular. Na modalidade técnica, a formação básica terá, então, um mínimo de 2,1 mil horas, das quais 300 horas poderão ser usadas como uma articulação entre a base curricular do ensino médio e a formação técnica profissional.
A aprovação gerou críticas. O deputado estadual do Ceará, Renato Roseno (Psol), escreveu: "O Projeto de Lei 5230/2023, que modifica o Novo Ensino Médio, ignora importantes avanços propostos Senado, como o aumento da carga horária mínima e a inclusão da língua espanhola. PRECISAMOS AGIR CONTRA O CENTRÃO! Vamos mostrar que a educação é uma prioridade e que não aceitaremos retrocessos!"
Vereadora de Fortaleza, Adriana Gerônimo (PT) também criticou as articulações do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). "Todo o processo foi conduzido de forma atropelada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, que não permitiu discussões e aprovou o texto em votação simbólica. É lamentável que a Câmara tenha alterado o texto vindo do Senado, retirando pontos cruciais para o ensino médio do país", publicou, nas redes sociais.
O programa contará com as participações da deputada federal, Luciene Cavalcanti (Psol), do professor e pesquisador em Educação, Gabriel Petter. No âmbito geopolítico, há análises do analista de política internacional, Uriã Fancelli.
Além disso, participarão jornalistas da casa, sendo eles o diretor de Opinião, Guálter George e o repórter de esportes do O POVO, Rangel Diniz.
Leia mais
-
Defesa diz que Bolsonaro não tinha ingerência sobre joias recebidas
-
Caso das joias: esquema de Bolsonaro desviou R$ 6,8 milhões em presentes, diz PF
-
Bolsonaro critica relatório da PF que o indiciou no caso das joias
-
Entenda retirada do sigilo de inquérito das joias de Bolsonaro e o que ocorre a partir de agora
Serviço
O POVO News
Quando: Segunda a sexta, às 8h e às 18 horas
Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO
Com Agência Estado