O POVO News: após ser indiciado, Bolsonaro pode pegar até 32 anos de prisão

O programa ainda repercute a vitória do partido trabalhista nas eleições do Reino Unido

07:39 | Jul. 05, 2024

Por: Ludmyla Barros
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) (foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O programa O POVO News realiza mais uma edição na manhã desta sexta-feira, 5. Com apresentação do jornalista Ítalo Coriolano, a edição repercute o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela Polícia Federal. Segundo estimativas, o ex-mandatário pode pegar até 32 anos de prisão pelo caso da venda ilegal de joias sauditas, caso seja condenado.

Assista ao vivo:

Bolsonaro foi indiciado no inquérito das joias junto de outros 11 aliados, dentre eles Mauro Cesar Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência e Fabio Wajngarten, advogado do ex-presidente.

A PF encontrou indícios de que eles atuaram para desviar os presentes recebidos em razão do cargo que ocupavam.

Se condenado, Bolsonaro poderá pegar de 10 a 32 anos de prisão.

Caso seja comprovada associação criminosa, a pena é de cinco e dez anos de reclusão e multa.

No caso de ocultação ou dissimulação de “a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal” a pena de reclusão varia de três e 10 anos.

Já para o crime de peculato a pena varia entre dois e 12 anos de reclusão.

O programa ainda repercute a vitória do partido trabalhista nas eleições do Reino Unido. Nesta quinta-feira, 4, após a votação, primeiras pesquisas boca de urna revelaram que a esquerda britânica deverá eleger, além do primeiro-ministro, Keir Starmer, cerca de 410 deputados na Câmara dos Comuns. 

Os conservadores deverão eleger 131 deputados, segundo pesquisa conduzida para a BBC. Valores representam a pior derrota da direita em quase 200 anos de história.

O episódio conta com as participações do advogado criminal, Nestor Santiago; do analista de política internacional Vladimir Feijó; do médico Ivan Rollemberg; e do editor de Opinião do O POVO, jornalista Gualter George.



Serviço

O POVO News
Quando: Segunda a sexta, às 8h e às 18 horas
Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO

Quer receber por WhatsApp as últimas notícias da política no Ceará e no Brasil? Acesse este link e entre no canal do O POVO sobre política