Veja em quais capitais o PT de Lula e o PL de Bolsonaro lideram as pesquisas
Dados se baseiam no agregador de pesquisas eleitorais, compiladas pelo Ipespe Analítica e divulgadas pela CNN BrasilA participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do atual presidente Lula (PT) como puxadores de votos e líderes políticos virou alvo de discussão na corrida pré-eleitoral deste ano.
Clique aqui para seguir o canal de Política do O POVO no WhatsApp
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em 2022, a influência de ambos, na época postulantes à Presidência da República, se estendeu a outras instâncias do poder. Na Câmara dos Deputados, por exemplo, o PL de Bolsonaro e o PT de Lula ocupam o posto de, respectivamente, primeiro e segundo partidos com o maior número de deputados federais eleitos.
Neste ano, as mesmas siglas tentam emplacar representantes para o legislativo e o executivo municipais. Nas capitais dos estados, enquanto o Partido Liberal concentra cinco pré-candidatos líderes nas pesquisas às Prefeituras das capitais brasileiras, o Partido dos Trabalhadores de Lula mantém a liderança em uma capital.
Os dados se baseiam no agregador de pesquisas eleitorais, compiladas pelo Ipespe Analítica e divulgadas pela CNN Brasil. Foram contempladas mais de 100 cidades brasileiras com mais de 200 mil eleitores, o que inclui as capitais dos estados.
Ou seja, o pré-candidato elencado como líder representa o que mais liderou pesquisas até o momento e não o líder no último levantamento, por exemplo.
Neste cenário, o PL lidera em Aracaju-SE, com Emilia Correa (34% das intenções de votos no compilado das pesquisas); em Belém-PA, com Éder Mauro (21%), em Goiânia-GO, com Gustavo Gayer (22%), em Maceió-AL, com João Henrique Caldas (63%) e em Palmas, com Janad Valcari (39%).
A única capital em que o PT lidera como cabeça de chapa é Teresina-PI, na qual o partido lançou como pré-candidato Fábio Novo, que concentra 42% das intenções de voto.
Confira abaixo o mapa dos líderes nas pesquisas das capitais brasileiras e os partidos aos quais estão filiados:
Em comparação com os demais partidos, o PL é o segundo colocado no número de líderes nas pesquisas às Prefeituras das capitais brasileiras, empatado com o PSD. O MDB lidera em primeiro lugar, cada um com seis pré-candidatos liderando as pesquisas.
O União Brasil concentra quatro líderes nas capitais, ocupando o terceiro lugar. A seguir, vem o Republicanos com dois, e, por fim, PSB, PT, Avante e PP, cada um com um pré-candidato à Prefeitura líder nas pesquisas.
A predominância de partidos mais ao Centro, no entanto, não indica uma não interferência lulista e bolsonarista nos pleitos dos locais. Em alguns casos, como São Paulo, por exemplo, ambas as siglas integram a disputa municipal com nomes postulantes à Vice-Prefeitura.
Na cidade, o cenário é de liderança do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), cujo concorrente a vice-prefeito é o coronel aposentado da Polícia Militar de São Paulo, Mello Araújo, filiado ao PL. Já o segundo lugar nas pesquisas está com Guilherme Boulos (Psol), cuja companheira de chapa é Marta Suplicy, recém-filiada ao PT.
Além disso, há declarações de apoio de Lula e Bolsonaro a candidaturas nas quais suas siglas não integram a chapa até o momento. Dentre os exemplos, o atual presidente declarou apoio direto ao nome do atual prefeito João Campos, de Recife, filiado ao PSB. Mesma situação no Rio de Janeiro, onde o prefeito Eduardo Paes (PSD) lidera todas as pesquisas de intenção de voto e conta o apoio do presidente petista.
Com Alice Barbosa/especial para O POVO