Alece inicia reforma no Plenário 13 de Maio após incêndio; veja imagens
As obras de reconstrução no prédio começaram no início da semana. Tapumes foram colocados nas grades do entornoA Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) iniciou na última segunda-feira, 1º de julho, a obra de reconstrução do Plenário 13 de Maio, após o incêndio que atingiu o prédio há duas semanas. O entorno do local está fechado por tapumes entre as grades e a entrada no anexo principal interditada.
Evandro Leitão (PT), presidente da Casa, afirmou nesta quarta-feira, 3, que é preciso paciência. No entanto, ele mencionou prazo de dois a três meses para completar a obra do Plenário e já voltar a ser reativado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Iniciou-se a recuperação do plenário e agora nós temos que ter um pouquinho de paciência. Nós temos aí um prazo de aproximadamente 60 a 90 dias para que a gente possa entregar o plenário de volta para os deputados e deputadas executarem da melhor maneiras os seus trabalhos", disse.
Evandro ainda disse acreditar que até próxima semana a Alece irá receber o laudo feito a partir da perícia sobre o que causou as chamas.
Confira imagens do início das obras na Alece:
Enquanto o processo de reestruturação do Plenário não é concluído, as sessões e atividades parlamentares estão sendo realizadas em formato híbrido, sendo presencialmente no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, localizado no anexo II, utilizada pela Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e adaptada para os deputados estaduais.
Na semana após o incidente, as sessões foram feitas por meio do Sistema de Deliberação Remoto (SDR). Evandro elogiou a estrutura do novo local e destacou que as atividades não foram interrompidas.
"Aqui tem um espaço bom, uma estrutura boa. Foi montada toda uma estrutura. A semana em que passamos trabalhando de forma remota foi o tempo necessário para que a gente estruturasse o plenário. O plenário é um espaço relativamente bom e não está havendo nenhum tipo de problema", disse.