Alece tem retorno presencial com sessões híbridas e volta de comissões após incêndio

A Casa Legislativa funcionou uma semana totalmente por meio do sistema remoto e terá de volta sessões, mas ainda não no Plenário 13 de Maio

12:02 | Jul. 02, 2024

Por: Guilherme Gonsalves
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT), visitou o plenário 13 de Maio após o incêndio (foto: Reprodução: Evandro Leitão/Redes Sociais)

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) teve a partir desta terça-feira, 2, a volta presencial das atividades no prédio após o incêndio que atingiu o Plenário 13 de Maio. O formato passa a ser de forma híbrida, tanto com as presenças dos parlamentares como a por meio de videoconferência.

Com o plenário ainda em processo de reconstrução, as sessões e as comissões técnicas, que também estarão voltando após uma semana, serão feitas no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, localizado no anexo II da Alece.

Na semana posterior ao incêndio, as atividades dos deputados estaduais foram feitas totalmente por meio do Sistema de Deliberação Remoto (SDR). Os trabalhos seguiram, inclusive com aprovações de matérias e discussões.

Outros serviços da Alece nas áreas de educação, saúde e cidadania nos anexos II e III, assim como no prédio da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), não chegaram a ser interrompidos e seguem funcionando normalmente.

Incêndio na Assembleia Legislativa do Ceará

O prédio da Alece foi atingido por um incêndio na quinta-feira, 20. Uma grande quantidade de fumaça pôde ser vista do lado de dentro e de fora do prédio, que foi evacuado assim que as primeiras chamas foram detectadas.

Duas pessoas ficaram feridas. Uma servidora da Casa que trabalha como auxiliar de serviços gerais chegou a desmaiar após inalar fumaça, mas foi encaminhada a um hospital. Outro ferido foi um policial militar que sofreu escoriações com as chamas.

O policial recebeu alta hospitalar no dia seguinte, já a servidora ficou internada com quadro estável e já recebeu alta. 

Ainda não foram divulgados detalhes sobre as perícias e investigações sobre o motivo que causou o incêndio no Plenário 13 de Maio.