O POVO News: STF descriminaliza porte de maconha para uso pessoal; entenda
Edição também repercute todas as principais informações sobre a soltura de Julian Assange, fundador do WikileaksO programa O POVO News realiza mais uma edição nesta terça-feira, 25. Com apresentação do jornalista Ítalo Coriolano, a edição traz todos os detalhes sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) formar maiorida para descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal.
Assista ao vivo:
O julgamento do caso foi retomado na tarde desta terça-feira. Com o voto do ministro Dias Toffoli, o placar ficou em 6 votos a 3 pela descriminalização. Em seu voto, o magistrado afirmou que "nenhum usuário, de nenhuma droga, pode ser criminalizado".
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Votaram a favor a tese: Gilmar Mendes, o relator do caso, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, presidente da Corte, e Rosa Weber, ministra aposentada. Cristiano Zanin, André Mendonça e Kássio Nunes Marques foram contrários. Luiz Fux votou contra e Cármen Lúcia a favor. Em seguida, Mendonça reviu o voto, fechando o placar em 8 x 3.
No campo da política internacional, o programa repercute a soltura do fundador do Wikileaks, Julian Assange. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) considerou uma "vitória democrática e da luta pela liberdade de imprensa".
"O mundo está um pouco melhor e menos injusto hoje. Julian Assange está livre depois de 1.901 dias preso", escreveu Lula na rede social X.
Assange é procurado pelas autoridades dos Estados Unidos por ter revelado mais de 700 mil documentos confidenciais sobre atividades militares e diplomáticas, especialmente no Iraque e no Afeganistão.
Após quase 14 anos, libertado de uma prisão no Reino Unido, Assange viaja nesta terça-feira para uma ilha americana no Pacífico onde se declarará culpado em um tribunal como parte de um acordo que lhe permitirá recuperar a sua liberdade.
O episódio terá análises de jornalistas da casa e especialistas para discutir os assuntos da política brasileira. Participam o correspondente do O POVO em Brasília, João Paulo Biage; e o colunista Carlos Mazza, também do O POVO.
Serviço
O POVO News
Quando: Segunda a sexta, às 18 horas
Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO