Jantar com Lula reúne pré-candidatos do Ceará; governadores do NE discutem segurança e dívidas
Houve presença de oito dos nove chefes do executivo do Nordeste, cinco ministros e três pré-candidatos petistasApós uma tarde compromissos e anúncios em Fortaleza, na última quinta-feira, 20, a noite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consistiu em um jantar com governadores e demais autoridades no Palácio da Abolição. Registros divulgados nas redes sociais informaram a presença de oito dos nove chefes do executivo do Nordeste, além de ministros da República.
O único governador da região que não esteve presente foi Fábio Mitdieri (PSD), de Sergipe. Entre os ministros, estavam presentes Camilo Santana (Educação), Rui Costa (Casa Civil), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social), Nísia Trindade (Saúde) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Segundo apurado pelo O POVO, o tópico principal teria sido a renegociação de dívidas dos estados do Nordeste com a União. A Segurança Pública também entrou em pauta. Em entrevista exclusiva ao O POVO publicada na última quinta-feira, 20, Lula afirmara que iria reunir ministros que exerceram cargos de governador, além dos atuais chefes de Executivo dos estados, para traçar um plano com objetivo de reduzir a criminalidade na região.
Com os governadores, foram discutidos ainda tópicos no âmbito de educação, transição energética e economia.
O assunto eleições municipais também fez parte do jantar. O encontro contou com a presença de pelo menos três pré-candidatos petistas a prefeituras no Ceará: os postulantes a Fortaleza, Evandro Leitão, a Caucaia, Waldemir Catanho e a Crateús, senadora Janaina Farias.
Confira, abaixo o registro oficial da reunião
Lula cumpria agenda em Fortaleza, na qual anunciou investimentos na educação e em moradias do Ceará. Após o jantar, o presidente da República dormiu na Capital cearense e seguiu em direção a outros estados nordestinos. Nesta sexta-feira, 21, foi para Teresina, no Piauí, em seguida, São Luiz, no Maranhão.
O governador Elmano de Freitas (PT) informou, nesta sexta-feira, 21, que o Ceará apresentou ao presidente preocupações quanto à Segurança Pública. Além do estado cearense, Elmano citou o nome de Raquel Lyra (PSDB), do Pernambuco, como uma das que pautaram o tema na reunião.
Segundo o governador, a conversa foi “mais geral”, tratando da importância de integração dos entes federativos com a União, por meio de um plano comum.
“Quero testemunhar a reação do presidente Lula primeiro compreendendo a importância do tema, destacando de que tem discutido com o Lewandowski uma nova proposta para segurança do país, que vai realizar reuniões com os seus ministros que são ex-governadores, para em seguida reunir os governadores atuais, para estabelecermos um plano comum de segurança pública do país. O que considero um marco histórico muito importante”, disse Elmano, em coletiva de imprensa durante a primeira reunião do Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará.
O foco principal do encontro, no entanto, conforme apurado pelo O POVO, foi a renegociação das dívidas dos estados brasileiros. A pauta é frequente no Consórcio Nordeste, autarquia interestadual dos entes nordestinos e presidida pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT). O órgão, dentre outras reivindicações, pede tratamento igualitário da União com os entes federativos do Nordeste e do Sudeste.
O Consórcio defende que os estados do Sul e do Sudeste já iniciaram esse diálogo com o Governo Federal no que diz respeito à renegociação das dívidas. Estados estes que têm “perfil de superendividamento”, o que não seria o caso do Nordeste.
Encontro reuniu três pré-candidatos do Ceará
Além de ministros e governadores, três pré-candidatos do PT no Ceará estavam na reunião, apesar de não terem sido divulgados registros oficiais de dois deles: Evandro Leitão, pré-candidato a Fortaleza e Janaina Farias, pré-candidata a Crateús e, atualmente, senadora pelo Ceará.
Evandro informou que compareceu, "acompanhando essa reunião dos governadores". "Fui convidado, mas não tive conversa eleitoral", disse.
Waldemir Catanho, por outro lado, foi o único a divulgar uma foto com o presidente Lula, na qual ele presenteia o mandatário com uma camiseta do Caucaia Esporte Clube.
Segundo o pré-candidato, a conversa entre os dois foi breve, mas um encontro futuro foi acordado, ainda sem previsão de data, para discussão da campanha na cidade da Região Metropolitana. “Explicamos o quadro político e o contexto da nossa candidatura ao presidente. Ele recebeu muito bem. Caucaia é o segundo maior eleitorado do estado, é um dos objetivos do PT”, disse.
O POVO tentou contato com a senadora Janaina Farias. Quando houver retorno, a matéria será atualizada.
Reunião no Abolição contou com ao menos cinco ministros e oito governadores; confira
Do Governo Federal, estavam presentes, além do presidente Lula (PT) e do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), os ministros Rui Costa (Casa Civil), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social), Nísia Trindade (Saúde) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).
Compareceram chefes do executivo de oito estados, cuja reunião foi divulgada em registro via redes sociais. Apenas o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), não estava. Compareceram:
- Paulo Dantas (MDB), de Alagoas
- Jerônimo Rodrigues (PT), da Bahia
- Elmano de Freitas (PT), do Ceará
- Carlos Brandão (PSB), do Maranhão
- João Azevedo (PSB), da Paraíba
- Raquel Lyra (PSDB), de Pernambuco
- Rafael Fonteles (PT), do Piauí
- Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte
A reunião contou com a presença do líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PT). Os presidentes do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Abelardo Benevides, e do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, também estiveram no encontro. O desembargador, no entanto, não representava o Tribunal na ocasião.
Além disso, o Banco do Nordeste afirmou que “não houve pautas específicas sobre o Banco, mas sim sobre temas de interesse da economia dos estados.”