Ex-deputados cearenses se solidarizam após incêndio na Assembleia Legislativa
Fogo tomou parte do teto da Casa Legislativa e fumaça se espalhou pelo Parlamento
18:46 | Jun. 21, 2024
Políticos e lideranças partidárias cearenses se manifestaram após o incêndio que atingiu a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) na última quinta-feira, 20. Uma grande quantidade de fumaça pôde ser vista do lado de dentro e de fora do prédio, que foi evacuado assim que as primeiras chamas foram detectadas.
O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), que foi presidente da Casa entre 2019 e 2020, classificou o ocorrido como "lamentável". Ele destacou que a causa deve ser investigada e que a estrutura da Assembleia precisa ter acompanhamento.
"É lamentável. A Assembleia tem uma estrutura de infraestrutura que precisava mesmo de reforma, não sei, tem que investigar qual foi o tipo de incêndio. Aquela parte das comissões temáticas, são estruturas que precisam sempre ter um acompanhamento, um projeto elétrico muito sólido. Mas vamos ver o que aconteceu realmente", disse o pré-candidato à reeleição durante evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio da Abolição.
Leia mais
Capitão Wagner (União Brasil), pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, eleito deputado estadual em 2014, se pronunciou prestando solidariedade aos parlamentares, funcionários e imprensa que cobre diariamente a Alece.
"E eu me coloquei nos quatro anos em que passei como deputado estadual lá e não imagino a aflição e desespero de todos em virtude daquele fogo rápido que consumiu completamente o plenário da Assembleia", disse por meio de vídeo nas redes sociais.
Ele também disse desejar que seja esclarecido de forma rápida o motivo que levou o incêndio, mas destacou que não importa no momento. "O que importa é que todos estão bem e que daqui a pouco a Assembleia vai estar de pé", completou.
Atualmente deputada federal, Luizianne Lins (PT), mas que já foi deputada estadual entre 2002 e 2004 e prefeita de Fortaleza por dois mandatos, classificou as imagens do incêndio como "muito fortes". A petista também destacou que torce para que os parlamentares, bem como servidores estejam bem.
"Muito fortes as imagens que chegam do incêndio que atingiu o Plenário da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira, 20/06. Acompanhamos de maneira solidária a situação e torcemos para que todos os parlamentares, trabalhadoras e trabalhadores da casa estejam bem", disse em publicação nas redes sociais.
Leia mais
Domingos Filho, que foi presidente da Alece por duas oportunidades e vice-governador, hoje é o comandante do PSD no Ceará. Ele também prestou solidariedade à classe política e o povo cearense pelo ocorrido na Casa.
"Saudamos todos, principalmente, por não ter tido nenhuma vítima fatal, apenas danos materiais. Temos a certeza que, em breve, os órgão competentes irão restabelecer a sede e entregar a Casa Legislativa à população. Como ex-presidente da Alece, por duas vezes, o presidente estadual do PSD, Domingos Filho, deseja uma rápida recuperação dos atingidos e um retorno célere das atividades", afirmou por meio de nota.