Carmelo sobre Elmano e segurança: "Espero que saia do discurso e vá para a prática"

Governador do Ceará declarou recentemente que a esquerda precisa atualizar discurso e propor ações mais duras contra o crime organizado

11:27 | Jun. 11, 2024

Por: Vítor Magalhães
Deputado Carmelo Neto é presidente do PL Ceará e cobrou medidas efetivas do governo na segurança Pública (foto: FCO FONTENELE)

O presidente do PL Ceará, deputado estadual Carmelo Neto (PL), repercutiu a fala do governador Elmano de Freitas (PT) que, recentemente, defendeu discurso mais duro da esquerda na questão da Segurança Pública. Carmelo disse esperar que o comentário saia da esfera do discurso e entre no campo da prática e cobrou medidas na área da Segurança.

“Quando falo de segurança, procuro separar quaisquer divergências políticas e partidárias. Ontem perdemos o sargento Flávio Rodrigues (policial militar). É um assunto sério, os índices de violência têm crescido. É preciso que haja pacto de todos para que resolvamos o problema", comentou, lamentando a morte do PM, ocorrida nesta segunda-feira, 10, em Fortaleza, e considerou que o caso deve servir para catapultar ações do governo do Ceará.

“Eu espero, de fato, que o problema seja resolvido. Que a fala do governador saia do discurso e entre para a prática. Acho que agora ele tem uma oportunidade, já que ontem um policial foi morto. Gosto de comparar com o estado de São Paulo, que quando ocorre a morte de um PM o Estado entende aquilo como um atentado contra o próprio Estado. Espero que ele (Elmano) aproveite a oportunidade para dar uma resposta”, concluiu.

Em entrevista publicada pelo O Globo no último domingo, 9, Elmano defendeu que o campo político da esquerda deveria atualizar o discurso e propor ação mais dura contra o crime organizado.

“A diferença que nós temos com a extrema-direita é que eles defendem uma política de segurança sem lei, em que pode torturar, matar, descer a um nível que o Estado civilizado não pode permitir. Mas a esquerda tem que atualizar o discurso e propor uma ação muito dura contra o crime. Defender que as organizações criminosas são inimigas do povo no seu dia a dia e que querem abalar nossas instituições. Precisamos de um projeto com oportunidades para a população, mas, se a pessoa resolver ir para o mundo do crime, vamos tratá-la como inimiga do povo e da democracia”, disse o petista na entrevista.

Nas últimas semanas o governador cearense também promoveu mudanças na área de Segurança Pública e deu posse ao delegado Roberto Sá como novo secretário da pasta. Elmano atribuiu a troca ao aumento de índices de violência e de insegurança. O gestor previu que com o perfil de Sá, que atuou na mesma função no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, a gestão trará resultados concretos.