Vice assume hoje a Prefeitura de Caridade, após mais de uma semana e com sumiço de vereadores

A sessão extraordinária de hoje foi convocada pelo presidente interino da Câmara, Cícero Uchoa. Timbó assume após o afastamento da gestora, Simone Tavares (PSB)

O vice-prefeito eleito de Caridade, Renato Timbó (PT) assumirá hoje, às 16 horas, a Prefeitura do município. A posse ocorre após série de impasses com a Câmara Municipal, que chegou a determinar a extinção do mandato de Timbó e, mesmo com decisões favoráveis da Justiça, recusava-se a empossar o prefeito, após o afastamento da gestora, Simone Tavares (PSB).

Timbó recebeu determinação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para que assumisse a gestão, no último dia 27 de maio. Até agora não havia sido empossado, devido ao sumiço tanto do presidente da Câmara, Erivaldo Fernandes (PDT), quanto do presidente interino, Cícero Uchoa (PDT). Ambos fazem parte da base da prefeita afastada, Simone. Erivaldo é, inclusive, irmão dela.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A sessão extraordinária de hoje foi convocada por Cícero. Segundo Timbó, ela tende a ser rodeada de “instabilidades políticas”. O vice-prefeito chegou a afirmar ao O POVO que espera um bom andamento, “mas fica sempre aquele receio.”

Apesar disso, ele tende a considerar que novas tentativas de desestabilização não devem ocorrer, pois seriam “muito prejudiciais para a política local, porque tem alguns serviços essenciais, que não podem parar”.

Quanto à gestão, Timbó afirmou: “Acredito que será desafiadora, pois o momento é delicado, devido ao afastamento da titular do cargo. Estamos praticamente às vésperas das eleições municipais, mas estou esperançoso que nossa população tenha dias melhores.”

O POVO tenta contato com o presidente interino da Câmara de Caridade, Cícero Uchoa, para entender a demora na convocação da sessão. Foi contatado o número de final 97, via aplicativo de mensagens e ligações. Quando houver retorno, a matéria será atualizada.

Prefeita afastada e vice impedido de assumir pelo irmão da gestora

O vice foi elevado à chefia do Poder Executivo de Caridade após a prefeita Simone ser afastada do cargo em operação do Ministério Público (MPCE), no início de maio. A gestora é irmã do presidente da Câmara Municipal, Erivaldo.

Com a saída de Tavares, Erivaldo extinguiu o mandato do vice, rompido com a gestão, e ele mesmo assumiu como prefeito interino. A decisão foi considerada “abrupta e desaconselhada”, pelo desembargador Durval Aires Filho, que concedeu liminar que favorece o vice-prefeito, determinando o imediato retorno do cargo de Timbó.

Após a decisão, Timbó seguiu por dias sem assumir. O Município não tem oficial de Justiça e a comarca tentou, ao longo da terça-feira, entrar em contato com Erivaldo Fernandes e não houve retorno.

Na quarta, ele respondeu, alegando que, conforme registro da Comarca, não poderia receber a intimação para a posse. "Eu não posso receber essa intimação, isso porque não estou na condição de presidente da Câmara Municipal", escreveu o vereador.

Assumiu a Câmara o presidente interino, Cícero Uchoa (PDT), que também não havia sido encontrado pela Justiça até então.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

PT

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar