Vereador quer transformar área de floresta do Aeroporto de Fortaleza em Unidade de Conservação
Parte do local seria destinado à realização do Fortal 2024. Possível desmatamento gerou protestos e intermediação do Governo do CearáApós polêmica sobre o local de realização do Fortal 2024, o vereador Gabriel Aguiar (Psol) anunciou que irá protocolar projeto de lei que visa criar Unidade de Conservação na área de floresta do aeroporto internacional Pinto Martins, no bairro Serrinha, em Fortaleza.
"Já está pronto um projeto de lei assinado por vários doutores, cientistas, técnicos nessa área, como um grande parecer para criar uma unidade de conservação pegando não só a área do Fortal, mas toda a floresta do entorno do aeroporto até a Lagoa do Opaia", contou o parlamentar em participação no podcast Jogo Político, do O POVO, nesta segunda-feira, 3.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O texto atende toda a área de floresta do local "com exceção do terreno que está prevista a construção do Instituto de Tecnologia e Aeronáutica (ITA)”.
No podcast, o psolista avaliou que a decisão de não realizar o carnaval fora de época no local foi uma "vitória coletiva". "Eu acho que a sociedade cearense costurou, nesse caso específico do Fortal, uma opinião uníssona. Foi quase que um consenso, em termos de população, que não é razoável derrubar 20 hectares de floresta, na lei da Mata Atlântica, para quatro dias de festa", considerou.
Entenda
Diante das polêmicas envolvendo o possível desmatamento do terreno próximo ao Aeroporto, manifestantes, biólogos e demais entidades ambientais se posicionaram contra a realização do Fortal no local.
No dia 22 de maio, o governador Elmano de Freitas (PT) informou que o evento será realizado no antigo local, a Cidade Fortal, situada no bairro Manoel Dias Branco. A decisão foi tomada após intermediação com a família Dias Branco, dona do terreno, e divulgada ao lado dos organizadores do evento.
Logo após o anúncio, a organização do Fortal informou que ainda planeja realizar a edição de 2025 do evento na área próxima ao Aeroporto. A nota divulgada pela parte na época informou que o Fortal “segue com o processo de estudos ambientais e busca pelas liberações legais das licenças técnicas e autorizações para a realização do evento na Nova Cidade Fortal, na área próxima ao Aeroporto, na edição de 2025”.
O comunicado também destacou o retorno do evento para o antigo espaço. “Em função do cronograma de montagem da estrutura do evento, a edição 2024 da festa ocorrerá novamente no bairro Manoel Dias Branco”.