Após derrota do Planalto, Eunício critica articulação de líderes do governo Lula

Sessão conjunta da Câmara e do Senado derruba vetos do presidente Lula e mantém os do ex-presidente Bolsonaro

16:15 | Mai. 29, 2024

Por: Rogeslane Nunes
Eunício Oliveira, deputado federal (foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados/)

O deputado federal cearense Eunício Oliveira (MDB) criticou, nesta quarta-feira, 29, a movimentação política de lideranças do governo no impasse entre o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto. "Votei contra as fake news, mas infelizmente a desarticulação de líderes fez com que o governo obtivesse apenas 143 votos dos 594 do Congresso", disse Eunício em publicação nas redes sociais.

A fala do deputado, ex-presidente do Senado Federal, vem após resultado da sessão conjunta entre Câmara e Senado, que impôs derrotas significativas ao governo federal. O Legislativo derrubou vetos do presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT) e manteve os vetos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Herança do governo Bolsonaro, entre os vetos mantidos pelo Congresso estão trechos que criminalizam desinformações eleitorais. “Um absurdo”, diz Eunício que chama de “infâmia” o projeto de lei não ter a aprovação para tornar crime o uso e financiamento de fake news no processo eleitoral.

Outras derrotas do Planalto foram no projeto das “saidinhas” e em trechos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O Congresso derrubou veto do presidente à lei que proibiu as saídas temporárias de presos em regime semiaberto para visitar familiares.

Em relação à LDO, parlamentares retomaram a proibição do uso de recursos públicos para ações contra a “família tradicional” — cirurgias de mudança de sexo para menores de idade, realização de abortos em casos não autorizados por lei e invasão de terras privadas.