Veja quem são os novos secretários do Governo Elmano após mudanças na gestão

A maioria dos nomes já fazia parte da gestão ou tem alguma proximidade com nomes de aliados

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) anunciou a mudança de nove secretários e gestores de órgãos estratégicos nesta segunda-feira, 27. Entre as mudanças, áreas centrais do Governo como Segurança Pública, Cultura, Infraesturura e Planejamento. 

Órgãos vinculados ao Governo do Estado também sofreram alterações: Superintendência de Obras Públicas (SOP), Zona de Processamento e Exportação (ZPE) e Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

As mudanças também inserem nomes vinculados a figuras políticas próximas de Elmano. Dentre os novos comandantes da gestão estadual está Hélio Winston, irmão do presidente da Assembleia Legislativa e pré-candidato à Prefeitura, Evandro Leitão (PT). Ele assume a Secretaria da Infraestrutura.

Outro destaque é Alexandre Cialdini, no Planejamento e Gestão. Ele foi secretário das Finanças de Luizianne Lins (PT) na Prefeitura de Fortaleza e colega de secretariado de Elmano, que comandou a Educação.

Veja quem são novos integrantes do Governo Elmano

  • Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará: Roberto Sá é o indicado

Roberto Sá já foi secretário de Segurança dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, além de subsecretário de Planejamento e Integração Operacional do Rio. Também foi oficial da Polícia Militar do RJ, onde especializou-se em diversos cursos, sendo o primeiro colocado no Curso de Operações Especiais do BOPE, onde serviu e foi instrutor, e no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais.

Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). É especialista em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública, com módulo internacional em Harvard, nos Estados Unidos, e também é pós-graduado em Controle Externo, pela Fundação Getúlio Vargas. Também integram seu currículo o Curso de Planejamento Estratégico, pela Academia Nacional de Polícia (PF), onde atuou como tutor da disciplina de Liderança e Gestão Estratégica.

  • Secretaria do Planejamento e Gestão: assume como titular Alexandre Cialdini

Auditor fiscal da Receita Estadual, Cialdini comandou a Secretaria Municipal de Governo de Caucaia. Lá, também foi titular da Secretaria de Finanças, Planejamento e Orçamento (Sefin). Antes, tinha encabeçado as finanças de Eusébio (janeiro de 2021 a março de 2023), tendo ocupado cargo semelhante nas prefeituras de Fortaleza e de São Bernardo do Campo (SP). 

Teve presença cativa em Fortaleza como secretário das Finanças de Luizianne Lins (PT) na Capital. Ele foi colega de secretariado de Elmano, que comandou a Educação.

É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza, com especialização em Políticas Fiscais pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal) e em Gestão de Finanças Públicas pela Fundação Getúlio Vargas. É mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará e em Planificação Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona. Em 2020, tornou-se doutor pela Universidade de Lisboa.

  • Secretaria da Infraestrutura: assume como titular Hélio Winston

Hélio Winston Leitão possui graduação em Direito e pós-graduação em Processo Civil, ambas pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo.

É ex-conselheiro do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e ex-presidente da Associação dos Advogados do Estado do Ceará (AACE). Na Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Ceará), foi presidente da Comissão de Defesa e Assistência dos Advogados e, também, diretor-tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (Caace).

Ele presidiu a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) por sete anos (2017 a 2019; e 2021 a 2024) e tinha sido indicado, em abril, como presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará.

  • Superintendência de Obras Públicas: assume José Valdeci Rebouças

Ele era titular da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). O agora superintendente já ocupou cargos como diretor de projetos da Federação de Trabalhadores do Comércio e Serviço do Estado do Ceará, chefe de gabinete da presidência da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), coordenador da Comissão de Malha Viária de Fortaleza e chefe de gabinete na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.

  • Secretaria da Cultura: assume Gecíola Fonseca Torres

Ela já fazia parte dos quadros da Secult, como secretária-executiva de Planejamento e Gestão Interna. Ela é graduada em Comunicação Social e especialista em Audiovisual em Meios Eletrônicos pela UFC. Foi gestora de Comunicação Digital da Prefeitura de Fortaleza e da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul. Coordenou a Governança Digital da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE) de 2016 a 2018, quando implementou o Mapa Cultural do Ceará.

Além disso, foi gerente Socioambiental e de Comunicação do Instituto Nordeste Cidadania (Inec). Esteve como gerente de Inovação e Tecnologias do Instituto Dragão do Mar (IDM) de 2021 a 2023. 

  • Zona de Processamento e Exportação (ZPE): assume Fábio Feijó

Ele já fazia parte da gestão como secretário-executivo de Comércio, Serviço e Inovação. Seu currículo inclui ser tecnólogo com certificação executiva em Liderança pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT Sloan School of Management.

Com passagem por empresas de tecnologia, consultoria e mineração (12 anos na Vale SA), liderou áreas de Suprimentos, Compliance, Padrões Globais e Centro Serviços Compartilhados no Brasil, Austrália, Nova Caledônia, Indonésia, Omã, Moçambique e Canada. Recentemente foi executivo na Siderúrgica do Pecém (CSP).

  • Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice): assume Francisco Barbosa

Ele já fazia da estrutura da Etice, sendo Diretor de Relacionamento e Negócio. Bacharel em Ciências Econômicas pela UFC, com Pós-Graduação em Formação de Diretores e Gestores pela Fundação Dom Cabral. Especializado em Comunicação Social – Propaganda e Publicidade e Marketing pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Estratégia e Gestão Empresarial pela Uece.

Detém experiência na área Comercial, com passagem na Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e nas empresas Coca-Cola, Brahma, Avine, Donizete Distribuidora, Naturágua, 3 Corações, Ypióca Agroindústrias e Talimpo.

  • CearaPar: assume como Diretora-presidente, Carolina Monteiro

Ela é mais um nome que integrava a gestão. Carolina Monteiro era presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará desde 2016. Ela é advogada e especialista em gestão pública, tendo iniciado sua carreira no órgão como estagiária e, posteriormente analista de processos.

Ela também ocupava a cadeira de secretária-geral da Federação Nacional das Juntas Comerciais do Brasil e uma das vozes mais atuantes nos debates sobre a melhoria do ambiente de negócios no Brasil.

  • CearaPrev: assume Adriano Pinheiro

Ele era diretor de Desenvolvimento Institucional e Governança da CearaPrev.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar