Elmano diz que segurança é 'desafio grande' e novo secretário trará nova estratégia

O governador também disse ver como "natural" as mudanças em outros setores da gestão

O governador Elmano de Freitas (PT) considerou como "natural" a minirreforma anunciada por ele na segunda-feira, 28. As mudanças, que mexeram em nove estruturas da gestão, entre pastas e órgãos, foram tomadas após avaliação do desempenho do secretariado e o entendimento que era preciso melhorar o desempenho. Na segurança, a conclusão era que o aumento nos índices de violência e a sensação de insegurança da população pressionaram o"desafio grande" que se tornou a área. 

"Estavamos discutindo os resultados do último período. Nós entendemos que era importante ter uma mudança na secretaria para estabelecer novas estratégias e novas ações. A população nos apresentava, os dados nos apresentavam um crescimento nos índices de violência", comentou o governador, que foi a Brasília para acompanhar o anúncio dos resultados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Na visão do governador, a alteração do titular da segurança deve trazer uma nova estratégia. Ele fez elogios ao novo secretário, Roberto Sá, citado como tendo um "perfil pros desafios que o Ceará tem". "Temos um desafio grande, há uma sensação de insegurança na nossa população, há indices de violência que são graves e precisamos ter atitude, reagir e assumir novas estratégias para enfrentar o crime organizado no Ceará", disse.

Além da Segurança Pública, Infraestutura, Cultura e Planejamento e Gestão também foram alteradas e devem trazer um "novo momento de maior efetivade, maior eficiência do governo", como justificou Elmano.

"É natural, estamos com um ano de governo e seis meses de governo, fazermos uma avaliação do secretariado. Analisar onde você acha que pode mudanças que possam melhorar o nosso desempenho e há situações que nós deslocamos pessoas de um local para outro para novas pessoas nessas áreas", afirmou. 

Entrada mudança no secretariado do Governo Elmano

Na segunda, Elmano fez nove mudanças. Das trocas feitas, foram quatro secretarias: Cultura, Infraestrutura, Planejamento e Gestão e Segurança Pública. Já em órgãos vinculados ao Governo do Estado, sofreram alterações: Superintendência de Obras Públicas (SOP), Zona de Processamento e Exportação (ZPE),Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), CearaPar e CearaPrev.

Os secretários tinham sido anunciados em dezembro de 2022, quando o governador do Ceará estava prestes a assumir o mandato. Esta é, portanto, a primeira grande mudança da gestão do petista em quase um ano e meio à frente da administração estadual.

Dentre os novos comandantes da gestão estadual está Hélio Winston, irmão do presidente da Assembleia Legislativa e pré-candidato à Prefeitura, Evandro Leitão (PT).

Luísa Cela (PSB) deixa a Secretaria da Cultura e dá lugar a Gecíola Fonseca Torres, atual secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna. O movimento de desincompatibilização de Luísa permite que ela seja opção para a vice de Evandro Leitão na disputa pela Prefeitura de Fortaleza.

Além destas anunciadas nesta segunda, Elmano já havia mexido na Secretária de Articulação Política. Waldemir Catanho (PT) deixou a pasta no início de abril para se dedicar a sua pré-campanha à Prefeitura de Caucaia. Quem assumiu no lugar foi a senadora Augusta Brito (PT), mas que já declarou ter previsão de voltar ao Senado após o fim da licença de 120 dias.

Confira as mudanças:

  • Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará: assume Roberto Sá e saí Samuel Elânio
  • Secretaria do Planejamento e Gestão: assume como titular Alexandre Cialdini, em substituição a Sandra Machado
  • Secretaria da Infraestrutura: assume como titular Hélio Winston, em substituição a Antônio Nei
  • Superintendência de Obras Públicas: assume José Valdeci Rebouças, em substituição a Quintino Vieira
  • Secretaria da Cultura: assume Gecíola Fonseca Torres, atual Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna, em substituição a Luisa Cela
  • Zona de Processamento e Exportação (ZPE): assume Fábio Feijó, em substituição a Hélio Winston
  • Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice): assume Francisco Barbosa, em substituição a José Valdeci Rebouças
  • CearaPar: assume como Diretora-presidente, Carolina Monteiro, em substituição a Carlos Eduardo S. Marino
  • CearaPrev: assume Adriano Pinheiro, em substituição a José Juarez

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

elmano de freitas evandro leitão

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar