Desembargador Marcelo Semer lança romance com realidade e ficção sobre a Lava Jato
Palestrante é autor do livro "Duas fotos: um romance do Brasil da Lava Jato"
19:51 | Mai. 23, 2024
A palestra Duas Fotos: o que aprendemos com a Lava Jato ocorre nesta sexta-feira, 24, às 17 horas, no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), localizada na rua Ramires Maranhão do Vale, numero 70, bairro Edson Queiroz, em Fortaleza.
A formação será ministrada pelo autor do livro Duas fotos: um romance do Brasil da Lava Jato, desembargador Marcelo Semer, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). O romance traz uma mistura entre ficção e história sobre a operação.
LEIA TAMBÉM | O que foi a Operação Lava Jato
A palestra ocorre em parceria com a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e será mediada pelo professor Dr. Newton Albuquerque, da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Além de magistrados e servidores, o evento será aberto ao público. Todos, no entanto, devem realizar inscrição online neste link. Os participantes terão acesso a certificado.
Quem é Marcelo Semer
Desembargador do Tribunal de Justiça em exercício na 13ª Câmara Criminal do TJSP, Semer é doutor em Direito Penal e Criminologia e mestre em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (USP).
Ele também é autor do romance Certas Canções e Entre Salas e Celas (Dor e esperança nas crônicas de um juiz criminal), e Os Paradoxos da Justiça. Judiciário e Política no Brasil. Em 2020, foi finalista do Prêmio Jabuti. Semer também é membro e ex-presidente da Associação Juízes para a Democracia.
O que foi a Operação Lava Jato?
A operação Lava Jato, iniciada em 2014, foi a maior investigação sobre corrupção realizada no Brasil. A ação cumpriu mais de mil mandados de busca e apreensão, prisões temporária e preventiva e condução coercitiva. A força-tarefa descobriu um megaesquema de corrupção na Petrobras, envolvendo políticos de diferentes partidos e empresas tanto públicas como privadas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá e de um sítio em Atibaia, ambos em São Paulo.
Preso de abril de 2018 a novembro de 2019, Lula ficou impedido de disputar a eleição presidencial do período. Em 2021, mesmo ano em que a Lava Jato teve seu fim anunciado, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações contra Lula ao entender que ele não teve seus direitos respeitados.
Serviço
Palestra “Duas Fotos: o que aprendemos com a Lava Jato?”
Quando: 24/5, às 17 horas
Onde: Auditório da Esmec – Rua Ramires Maranhão do Vale, 70, Edson Queiroz