Jacques Albuquerque, ex-prefeito de Massapê e irmão de Zezinho, morre ao 72 anos
O político é irmão de Zezinho Albuquerque, com quem rompeu politicamente, e tio do deputado federal AJ e da atual prefeita AlineEx-prefeito de Massapê por dois mandatos, distante 259,4 km de Fortaleza, João Jacques Albuquerque morreu nesta terça-feira, 21, aos 72 anos. O anúncio foi feito pelas redes sociais dele. Ele é irmão do secretário de Cidades, Zezinho Albuquerque (PP) e tio do deputado federal AJ Albuquerque (PP) e da atual prefeita no município, Aline Albuquerque (Republicanos).
"É com imenso pesar que comunicamos o falecimento de nosso querido Jacques Albuquerque, ex-prefeito de Massapê e uma figura estimada por todos. Jacques faleceu na data de hoje, deixando saudades e um legado de dedicação à nossa cidade e à nossa cidade", diz o anúncio pelas redes sociais.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Aline, que disputou e venceu às eleições municipais pela Prefeitura de Massapê contra o seu tio Jacques em 2020, manifestou-se com "imenso pesar" sobre o falecimento do ex-gestor. Ela afirmou que irá decretar três dias de luto oficial no município.
"João Jacques dedicou sua vida ao serviço público, sendo prefeito de Massapê por duas gestões. Seu falecimento é uma grande perda para todos nós (...) Descanse em paz, tio Jacques Albuquerque", declarou a prefeita pelas suas redes sociais.
Zezinho Albuquerque, rompido politicamente com Jacques, lamentou o falecimento do "meu querido irmão". O secretário estadual disse que a morte do seu familiar representa uma "perda irreparável".
"É com profundo pesar que informo o falecimento do meu querido irmão, ex-prefeito de Massapê, João Jacques Carneiro Albuquerque (...) Seu falecimento representa uma perda irreparável para todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo", disse Zezinho.
AJ Albuquerque também lamentou o falecimento do seu tio. Em nota divulgada nas redes sociais, o deputado federal afirmou que a contribuição do ex-prefeito para o desenvolvimento de Massapê "jamais será esquecida". Em 2016 os dois concorreram um contra o outro à prefeitura do município com o tio tendo vencido a disputa.
"Ele dedicou grande parte da sua vida ao serviço público e doação ao próximo, sua contribuição para o desenvolvimento de Massapê jamais será esquecida", afirmou AJ.
Histórico de disputa entre irmãos no Massapê
Embora a família Albuquerque seja bastante influente em Massapê e também no Ceará, acumula conflitos familiares, inclusive com rompimento entre irmãos. Foi assim com Jacques e Zezinho.
Em 2017, quando Jacques era prefeito e Zezinho presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o gestor municipal acusou o deputado de articular um pedido de cassação de sua chapa na eleição municipal do ano de 2016.
Na eleição daquele ano, Jacques concorreu contra AJ, filho de Zezinho e seu sobrinho, vencendo a disputa eleitoral. Já em 2020 ele tentou a reeleição, mas desta vez perdeu para Aline, também filha do seu irmão.
Em 2023 os irmãos AJ e Aline também romperam politicamente em Massapê. O embate familiar veio a público após um vídeo do deputado federal criticando a irmã, ao lado de Luiz Carlos (PP), o vice-prefeito, ser veiculado nas redes sociais. AJ chegou a dizer que a gestão da prefeita "não é boa".
O desentendimento teria sido motivado por um suposto cancelamento da cessão de um veículo utilizado pelo vice-prefeito para levar populares para atendimento médico em outras cidades. Para pôr fim à discussão, AJ foi à cidade dar um carro de presente ao hoje adversário de Aline.
Atualizada às 16h29min