Augusta Brito diz que a previsão é de retorno ao Senado logo após o fim da licença

Parlamentar deixou a Casa Alta e é titular da Secretaria de Articulação Política do Governo Elmano de Freitas (PT), tendo entrado no lugar de Waldemir Catanho (PT), que concorre em Caucaia

16:12 | Mai. 20, 2024

Por: Ludmyla Barros
Augusta Brito, primeira suplente, se afastou do mandato de senadora (foto: FÁBIO LIMA)

A senadora Augusta Brito (PT) afirmou que pretende retornar ao Senado Federal após o fim da licença de 120 dias. Ela é a primeira suplente de Camilo Santana (PT), afastado para exercer a função de ministro da Educação. Desde abril, Augusta deixou o mandato para ser titular da Secretaria de Articulação Política do governo Elmano de Freitas (PT), tendo entrado no lugar de Waldemir Catanho (PT), que concorre em Caucaia. Já no Senado, assumiu Janaína Farias (PT).

“São quatro meses de licença, então depois de quatro meses a previsão é de voltar para o Senado Federal”, afirmou.

Após o retorno de Augusta ao Senado, o posto de secretário(a) de Articulação Política fica indefinido, tendo em vista um seguimento de Catanho na campanha em Caucaia. Como ele concorre a um cargo majoritário, o de prefeito, precisa estar desligado de secretarias.

O prazo para o desligamento é de quatro meses antes da eleição, nesse caso, em junho. Ou seja, quando a licença de Augusta terminar, em agosto, ele não poderá reassumir, caso prossiga na campanha.

"Janaína está mostrando a capacidade de estar no Senado"

Augusta é a primeira suplente de Camilo Santana (PT), senador eleito pelo Ceará, que se desligou do parlamento e exerce o comando do Ministério da Educação. Já Janaína Farias é a segunda suplente. A licença de Augusta foi tirada em 2 de abril, assim, o mandato de Farias deve durar até 2 de agosto.

Ao comentar sobre da companheira de chapa, Augusta frisou uma boa atuação de Janaína de Senado, “mesmo que por um curto período de tempo”. Comentário de reforço vem em resposta a grandes ofensas de Ciro Gomes (PDT), que menosprezou a presença de Janaína no Parlamento.

“Até já falei em outros espaços de comunicação, que se trata realmente de violência política [as declarações de Ciro]. Nós estamos vendo a senadora sendo uma boa senadora, fazendo um bom mandato, mesmo que seja por um período determinado. Está mostrando que tem capacidade de estar lá nesse espaço”, afirmou.

Em meados de fevereiro, Janaína foi anunciada como pré-candidata a Crateús, cidade distante 359,1 km de Fortaleza. Ao contrário do caso de Catanho, nesta situação não há impedimentos de ser parlamentar e, concomitantemente, tentar o cargo de prefeita.