Deputada cearense Dayany propõe título de cidadão brasileiro a Elon Musk

A parlamentar usou como justificativa o título honorário ao bilionário as "ações em benefício da população brasileira", incluindo a "melhoria da democracia"

A deputada federal cearense Dayany Bittencourt (União) enviou um projeto para conceder ao bilionário Elon Musk o título de cidadão honorário do Brasil. De acordo com a justificativa, está as recentes ações do empresário em benefício da população brasileira, incluindo a "melhoria da democracia" e "liberdade de expressão".

Dayany, que é casada com o pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner (União), também citou no texto as "contribuições sociais e humanitárias" de Elon Musk, citando como exemplo a ajuda feita por ele ao povo do Rio Grande do Sul. O CEO do X, antigo Twitter, doou mil terminais da Starklink, antenas de internet.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Em reconhecimento às suas recentes ações em benefício da população brasileira em diversas áreas, incluindo a melhoria da democracia, a promoção da liberdade de expressão, bem como suas contribuições sociais e humanitárias, exemplificado pelo envio à população do Rio Grande do Sul após histórica enchente", diz um trecho.

Elon Musk e o Brasil

Elon Musk é natural de Pretória, África do Sul, e ainda de acordo com a justificativa da deputada Dayany Bittencourt, o título de cidadão honorário brasileiro seria "justo e proporcional", especialmente após a doação de satélites de sua empresa ao Rio Grande do Sul.

Musk é fundador e CEO da SpaceX, Tesla, Neurolink e presidente da SolarCity, além de ser o terceiro homem mais rico do mundo, com uma fortuna aproximada de US$195,3 bilhões. Ele ganhou repercussão entre os bolsonaristas por criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, por supostas ações arbitrárias do magistrado contra a liberdade de expressão.

Após ataques de Elon Musk, Moraes incluiu o bilionário no inquérito das milícias digitais pelos crimes de obstrução à Justiça, inclusive em organização criminosa, e incitação ao crime.

O ministro também determinou que o X se abstenha de desobeceder qualquer ordem judicial já emanada ou inclusive reativar perfis bloqueados por determinação do STF. Desobediência está sob a pena de multa diária de R$ 100 mil por conta. Após os ataques, a rede social afirmou que irá cumprir as ordens do Judiciário brasileiro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

elon musk

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar