Sarto reage a crítica de Capitão Wagner: ‘Mente ou está desinformado’
Wagner diz que "basta Sarto mostrar termo de adesão" ao programa de telemedicina que implementou em Maracanaú quando foi secretário
20:38 | Mai. 15, 2024
O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), afirmou que o ex-deputado Capitão Wagner (União Brasil) "mente ou está desinformado" sobre a prefeitura ter recusado a implementação de telemedicina na capital cearense. A declaração do pedetista foi dada nesta quarta-feira, 15, na plataforma X, antigo Twitter.
"O @capitao_wagner mente ou está desinformado. Ele disse, em entrevista à Jovem Pan, que a @prefeiturapmf recusou a telemedicina. É mentira! A verdade é que o projeto está em implantação e já atende a milhares de pacientes em diversas especialidades" [sic], escreveu Sarto.
Wagner havia afirmado que implementaria a modalidade caso se tornasse prefeito. Ele é pré-candidato ao Paço Municipal, que tem Sarto como postulante à reeleição.
“Por exemplo, em Maracanaú, a gente implementou a telemedicina, em parceria com o Ministério da Saúde, o Hospital Sírio-libanês, e esse convênio foi oferecido para todos os municípios do Nordeste. Fortaleza não aceitou esse convênio, cujo o município não gasta nada”, afirmou o ex-deputado em entrevista nesta quarta-feira à Rádio Jovem Pan.
Procurado pelo O POVO, Wagner afirmou que “basta ele (Sarto) mostrar o termo de adesão e a gente vai ver quem está mentindo e quem está falando a verdade”. E seguiu: “É triste o que está acontecendo na saúde de Fortaleza e lamentável agressão aí do prefeito. Desnecessária.”.
Segundo o postulante do União Brasil, “Fortaleza tem 116 postos e está construindo mais 13. Tem uma unidade cadastrada no programa, que já tem dois anos de implementação. Uma”. Os dados foram coletados por Wagner no portal do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
Ele compara a situação da Capital ao município de Maracanaú, onde foi secretário de saúde até o fim de fevereiro deste ano. “Maracanaú tem 27 postos, aliás, tem 28, porque foi entregue uma agora recentemente. Os 27 estão cadastrados no programa, só o posto novo que ainda não cadastrou”.
Telemedicina em Fortaleza
Sarto lançou a telemedicina na rede pública de Fortaleza em julho de 2023. Na época, a Prefeitura informou que passaria a "disponibilizar a telemedicina para os usuários do SUS na Capital, em todos os postos de saúde".
Implementada em duas etapas, a primeira fase do projeto iniciou entre os médicos da rede municipal. Caso o profissional buscasse a opinião de um segundo especialista, essa consulta era realizada de forma virtual.
Já com a teleconsulta, lançada em outubro do mesmo ano, o fortalezense teve acesso ao agendamento e a realização de consultas on-line nas áreas de nutrição e psicologia.
O programa iniciou com as duas especialidades devido à grande busca da população por atendimento, porém, a iniciativa pretende abranger outras áreas, como endocrinologia, cardiologia e outras especialidades relacionadas à saúde mental.
Colaborou Guilherme Gonsalves