Sarto e Evandro voltam a trocar farpas sobre Fortaleza e expõem polarização entre PT e PDT

A dupla de pré-candidatos à prefeitura de Fortaleza tem protagonizado embates até quando não são questionados sobre o adversário

Os pré-candidatos à prefeitura de Fortaleza, deputado e presidente da Assembleia Legislativa (Alece), Evandro Leitão (PT), e o prefeito da Capital, José Sarto (PDT), voltaram a protagonizar troca de acusações nas redes sociais. No sábado, 11, os dois entraram em divergência sobre a Taxa do Lixo e sobre a qualidade do transporte público em Fortaleza. A dupla tem subido, nas últimas semanas, o tom sobre questões da Cidade.

A movimentação sinaliza a polarização dos ex-aliados PT e PDT, com a dupla sendo os alvos preferenciais um do outro, com maior frequência do que com outros pré-candidatos. Há, pelo menos, outros quatro nomes postos na disputa em Fortaleza.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Sarto e Evandro já estiveram no mesmo lado político, com Evandro, inclusive, tendo sido filiado ao PDT e sendo líder do Governo de Camilo Santana (PT), que deu as bênçãos para a candidatura de Sarto em 2020.

O episódio mais recente teve início quando Evandro compartilhou em suas redes sociais um vídeo produzido pelo O POVO que mostrava a redução nas viagens em Fortaleza e a consequente demora no tempo de espera de ônibus na Capital. “Prefeito Sarto aumentou o preço das passagens prometendo mais conforto para a população, fez empréstimo milionário endividando a Prefeitura prometendo solução e essa é a dura realidade enfrentada”, disse Evandro.

O prefeito questionou, então, se a população conhecia “o principal responsável por aumentar o preço de tudo para o povo cearense”. Sarto chamou Evandro de “hipócrita” e lembrou a aprovação do aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 2022.

“Sabem quem é o deputado que aprovou em tempo recorde o aumento do ICMS e encareceu combustíveis e alimentos nos supermercados? Pois foi exatamente esse Leitão, esse hipócrita, que agora está prometendo acabar com a taxa do lixo. Nossa gente é sábia e está atenta. Não cai assim em conto do vigário”, disse o prefeito.

Em entrevista à Rádio O POVO CBN, Evandro se comprometeu a acabar com a Taxa do Lixo, assim como têm feito outros pré-candidatos em Fortaleza. Sarto defendeu a cobrança. “A taxa não é uma invenção nossa. Foi criada por uma lei aprovada no Congresso Nacional. E nós fomos obrigados a cumprir. Mas, em Fortaleza, tivemos o cuidado de isentar 70% da população, preservamos exatamente as famílias mais carentes”, afirmou o pedetista.

Evandro voltou a se pronunciar e apontou que não iria “entrar na baixaria” após ser chamado de hipócrita. “Sarto volta a me atacar simplesmente porque critiquei a Taxa do Lixo, que ele criou, mentindo para a população dizendo ter sido obrigado a fazer isso. Ele se irrita porque sabe que isso não é verdade. E também não aceita eu ter me comprometido a acabar com essa taxa, que não melhorou em nada a limpeza da cidade”, escreveu o deputado.

E seguiu: “Repito, Sarto: nenhuma lei te obrigou a criar a Taxa do Lixo. Você criou porque quis, penalizando a população. E também repito: irei acabar com ela. E não entrarei na sua baixaria te chamando hipócrita, como você fez. Deixa a própria população, penalizada com sua taxa, fazer isso”.

Histórico de acusações

No histórico recente, Evandro e Sarto já tinham trocado acusações diretas, além de recados mandados em entrevistas. Um dia antes de Evandro ser escolhido como o nome do PT para a prefeitura, a pauta da desavença foi a administração do prefeito e a falta de alinhamento com o Governo Estadual e o Federal. O petista disse que o prefeito fazia “picuinha” por não alinhar a gestão municipal. Sarto alfinetou em resposta não só Evandro, como o governador Elmano de Freitas (PT) e Camilo.

Desde então, o prefeito tem feito questão de responder às críticas do grupo petista, até mais que cobranças de outras lideranças de partidos adversários. Questionado sobre Evandro, o prefeito tem até ironizado como fez ao mencionar um vídeo que circulou nas redes sociais no segundo semestre de 2023 em que o deputado petista apareceu comendo um salgado. “Que tem gente raiz e gente nutella, que come uma coxinha fazendo careta, né?”, disse no início de abril.

Os dois também entraram em rota de divergência sobre o assassinato de um funcionário nas dependências do Instituto José Frota (IJF). Evandro disse que Sarto "terceirizava" a responsabilidade do caso. “Agora, se querer terceirizar uma responsabilidade, (dizer) que foi falha da segurança do Estado do Ceará, é até brincadeira. É brincadeira, é estar querendo brincar com a inteligência das pessoas, é debochar da população. Está bom de o prefeito Sarto também assumir suas responsabilidades”, disse o deputado.

Sarto atribuiu ao Governo do Estado a responsabilidade pelo assassinato ocorrido nas dependências do IJF. “É inaceitável a violência em Fortaleza continuar do jeito que está. Hoje mais uma vez vivemos momentos de horror. Dois assassinatos brutais. A paralisia do Governo de Estado no combate às facções não parece ser apenas incompetência, mas também cumplicidade”, subiu o tom. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

elmano de freitas camilo santana jose sarto evandro leitão pt pdt

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar