Biden chama Lula de "campeão" do movimento trabalhista, em encontro na Casa Branca
Em entrevista exclusiva ao O POVO, a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, relatou a conversa entre os presidentes e similaridade com a causa
18:40 | Abr. 28, 2024
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, do partido Democrata, disse a Luis Inácio Lula da Silva (PT) que ele será o "campeão" do movimento trabalhista. O diálogo ocorreu na visita do presidente brasileiro à Casa Branca em fevereiro de 2023 e foi relatada pela embaixadora americana no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley.
Em entrevista concedida com exclusividade ao O POVO, ela destacou que Biden conhece bem a trajetória sindicalista de Lula. O presidente democrata inclusive afirmou que o brasileiro superou presidentes consolidados no tema como Franklin Roosevelt e John Kennedy, e os países devem atuar em conjunto na área trabalhista.
"Na primeira visita do presidente Lula à Casa Branca, o presidente Biden sabia tudo sobre o seu movimento trabalhista e ele disse: 'Você será o campeão'. Mais um campeão do que, ele disse, FDR (Franklin D. Roosevelt), JFK (John F. Kennedy) e qualquer outro. Você foi o campeão, ele disse. Nós temos de nos unir nisso", disse Elizabeth, citando dois icônicos presidentes democratas americanos.
Leia mais
A embaixadora pontuou que Biden e Lula se preocupam muito com o movimento trabalhista e os direitos dos trabalhadores, havendo grande sincronia e similaridade entre os dois presidentes. ". Eles realmente se importam profundamente com as mesmas coisas", declarou.
Frawley Bagley ainda disse que o trabalho conjunto neste tema será abordado no G20, organizado pelas maiores economias do mundo e presidido pelo Brasil. A embaixadora garantiu que os direitos trabalhistas é um dos principais assuntos entre os países e tanto a Casa Branca como o Planalto estão tratando.
"E a parceria pelo direito dos trabalhadores fará parte do G20, eles estão trabalhando nisso agora, enquanto conversamos. Quando nosso secretário de Estado veio (Antony Blinken, em fevereiro), foi uma das primeiras coisas que ele perguntou, e o Lula disse que temos o ministro do Trabalho (Luiz Marinho) e a sua secretária trabalhando. A Casa Branca e o Planalto estão envolvidos", afirmou Elizabeth.
Leia mais