Aniversário Cid Gomes: irmão diz que foi o "maior governador" do Ceará
O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PSB), os ex-governadores Camilo Santana (PT) e Izolda Cela (PSB) e o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), estão entre os que felicitaram o senador
16:21 | Abr. 27, 2024
O senador cearense Cid Gomes (PSB) completa 61 anos neste sábado, 27, e tem recebido homenagens de aliados, políticos e familiares nas redes sociais.
O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PSB), um dos irmãos de Cid, disse que o parlamentar é “o maior governador que o Ceará já teve”. Ivo manteve-se ao lado de Cid mesmo após o racha interno no PDT que colocou em lados opostos Cid e outro de seus irmãos, o também ex-governador Ciro Gomes (PDT), com quem a relação ficou estremecida desde 2022.
Outra familiar que homenageou o irmão foi a deputada estadual Lia Gomes (PDT). “Hoje é o dia do meu irmão, Cid Gomes, que tanto me orgulha como homem, como ser humano e como político. Feliz dia, muitos anos de vida, saúde, sucesso e muitas bênçãos sempre!”, escreveu a parlamentar, que também segue politicamente alinhada com Cid e faz parte de um grupo de 14 deputados pedetistas que tentam deixar o partido sem perder o mandato.
Os ex-governadores Camilo Santana (PT) — atual ministro da Educação — e Izolda Cela (PSB) — atual secretaria executiva do Ministério da Educação — e o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), estão entre os que publicaram mensagens de felicitação.
“Feliz aniversário, meu amigo Cid Gomes. Que Deus siga lhe abençoando com sabedoria e a coragem daqueles que fazem a diferença no mundo”, escreveu Camilo.
Izolda, por sua vez, valorizou a influência de Cid para os entes mais próximos e para os cidadãos. “Que seja sempre abençoado com saúde e vida longa, paz e alegria de viver, com renovada energia para o serviço. Tudo isso para a felicidade da sua família e amigos, e para o bem do povo que é beneficiado por sua ação política íntegra e operosa”, pontuou.
Leia mais
Cid já brincou algumas vezes ao afirmar que era o "maior governador do Ceará", mas referindo-se a sua altura. "Eu sou o maior governador da história do Ceará. Pode se espantar, mas vou explicar. Eu já pesquisei Virgílio Távora; já pesquisei Tasso Jereissati; já pesquisei Ciro Gomes; pesquisei Camilo e tenho garantia daqui para frente do Elmano. Eu tenho 1,84m (de altura) e eles são mais baixos do que eu", brincou em evento de filiação ao PSB em fevereiro deste ano.
Até o meio da tarde deste sábado, 27, Ciro não havia publicado mensagens em alusão ao aniversário do irmão.
Neste mês, durante visita do presidente Lula (PT) a Iguatu, no Centro Sul do Ceará, Cid conversou com jornalistas sobre a relação com Ciro e disse que continua o respeitando. "Para mim é meu irmão, minha referência”, afirmou o senador.
Cid revelou ainda uma reunião promovida por um amigo em comum, e disse que tentou reatar laços.
“Eu não sei mentir, um dia desses, uma pessoa, amigo comum, promoveu uma reunião entre nós dois e eu disse pra ele: ‘Homem, vamos preservar a nossa relação de fraternidade, irmandade e pronto’, respeitemos as nossas diferenças na política”, alegou.
O senador, no entanto, se reservou a não comentar qual teria sido a resposta de Ciro.
Leia mais
Ciro e Cid romperam politicamente na esteira das eleições de 2022, quando grupo ligado a Cid e Camilo defendeu o nome da então governadora Izolda para ser a candidata à reeleição para o governo do Ceará. Já o grupo de Ciro, que tem nomes como o ex-prefeito da Capital Roberto Cláudio, o prefeito de Fortaleza José Sarto e o deputado federal André Figueiredo, defendia que o melhor nome era o de RC.
No fim das contas, Roberto Cláudio foi escolhido como candidato pedetista. PDT e PT romperam após a definição, e o PT lançou candidato próprio, Elmano de Freitas (PT), que venceu a eleição daquele ano ainda no primeiro turno.
Em 2024, a eleição pela Prefeitura de Fortaleza colocará novamente os grupos em disputa, com Sarto concorrendo à reeleição pelo PDT e Evandro Leitão concorrendo pelo grupo liderado pelo PT.