Lula cobra Anac e Gol por morte de cachorro Joca em voo: 'Tem que prestar contas'
Presidente usava gravata em "homenagem" ao animal. Agência abriu processo administrativo para apurar caso
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou a empresa Gol e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre a morte do cachorro Joca. Por um erro da Gollog, o animal deveria ter sido transportado de Guarulhos (SP) para Sinop (MT), mas foi mandado para Fortaleza.
"Eu acho que a Gol tem que prestar contas, acho que a Anac tem que fiscalizar isso e acho que a gente não pode permitir que isso continue acontecendo no Brasil", afirmou Lula.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Durante a fala, Lula usava gravata com desenho de cachorro. "Eu coloquei de manhã em protesto ao que aconteceu com o cachorro de um cidadão que mandou o seu cachorro para Sinop, no Mato Grosso. Esse cachorro ao invés de ser embarcado para Sinop, ele foi embarcado para o Ceará", iniciou.
"Quando chegou no Ceará descobriram que não era para lá, mandaram de volta e o cachorro morreu, porque ficou oito horas sem tomar água, preso, dentro do avião", disse o chefe do Executivo brasileiro.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o caso será investigado pela Delegacia do Meio Ambiente em Guarulhos. O corpo de Joca foi encaminhado a um hospital veterinário para exames de necropsia. Quando finalizados, os laudos serão analisados pela investigação.
A Anac informou, em nota, que abriu processo administrativo para apurar os motivos da morte. Também disse que solicitou à Gol detalhes sobre as condições de transporte do animal. O intuito é "abrir processo de fiscalização conforme as constatações apuradas".
A Gol, por sua vez, informou que suspendeu por um mês o transporte de cães no porão das aeronaves a fim de "se dedicar totalmente ao processo de investigação deste evento".
Conforme a empresa, os clientes que aderiram ao serviço para o período terão o dinheiro devolvido ou poderão postergar o uso até o fim deste ano. O serviço Dog&Cat Cabine, para clientes que levam os animais na cabine do avião, está mantido. A Gol permite viagem do tipo, junto com tutores, apenas para cachorros e gatos de até 10 quilos.