Sarto entrega medalha e recorda que fez parto de uma das homenageadas

Medalha Iracema celebra feitos de personalidades em Fortaleza e é tradição no ciclo do aniversário da Capital

09:34 | Abr. 19, 2024

Por: Júlia Duarte
ENTREGA da Medalha de Iracema aos quatro homenageados (foto: AURÉLIO ALVES)

Parte do ciclo de comemoração do aniversário da Capital, foi entregue nesta quinta-feira, 18, a Medalha  Iracema, maior comenda do Poder Executivo Municipal. Os quatros nomes respresentam seguimentos diversos, mas todos tem em comum a participação no desenvolvimento da cidade. Foram eles: o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos; a empresária Maria Consuelo Leão Dias Branco; o arquiteto, compositor e poeta Fausto Nilo, e a bailarina e diretora geral do Instituto Katiana Pena, Katiana Pena Morais.

De áreas diferentes, o momento também teve encontro de histórias, como é caractéristico de Fortaleza. Enquanto discursava, Katiana Pena falou da felicidade de ver seu projeto dando frutos e beneficiando mais de mil crianças no Bom Jardim. Ela fez referência ao seu sobrinho, que a acompanhava da plateia, e é pintor na M. Dias Branco, que tem Maria Consuelo Leão Dias Branco como presidente do Conselho de Administração. 

"É um desejo muito grande que vocês entendam a importância do terceiro setor nas comunidades e nas favelas. Que vocês enxerguem a favela como solução, não como problema. favela não é problema, favela é solução", disse emocionada. 

Em clima descontraído, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) comentou sobre a época em que era médico obstreta. Ele brincou sobre realizar mais de "dez mil partos" e lembrou que realizou o pré-natal da mãe de Katiana, grávida esperando justamente a hoje diretora. 

O prefeito fez menção também aos homenageados do ano passado, entre eles, a ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele. "Eu brinco com ela, porque sempre que ela está perto de mim, eu quero tirar uma foto e ela diz 'não, sai Sarto, que tu quer aparecer comigo para poder dizer (que há apoio). Ela é uma graça", disse.

No ano passado, o prefeito alvo de um protestos antes de participar de entrevista coletiva durante o evento. Uma manifestante questionou as políticas da Prefeitura e direcionou críticas ao gestor. Desta vez, o evento foi tranquilo e contou até com pouco dos aliados de Sarto, presentes alguns secretários, o ex-governador e ministro Ciro Gomes e o deputado Mauro Filho Benevides, ambos no PDT.

Ciro, assim como em outras agendas que compartilhou com Sarto, foi mencionado e direcionado elogios. O prefeito lembrou de agendas enquanto ainda candidato e mencionou que foi escolhido para representar "um projeto" fruto de muitas "mãos, mentes e corações".

O compositor Fausto Nilo não compareceu ao evento e foi representado pela esposa. Em sua história, mais de 600 músicas compostas e a alcunha de um dos maiores letristas da MPB. Entre os maiores sucessos compostos pelo artista memórias de carnavais em Fortaleza, como "Bloco do Prazer" e "Chão da Praça" (parceria com Moraes Moreira),  "Dona da Minha Cabeça" (com Geraldo Azevedo) e "Eu Também Quero Beijar" (com Pepeu Gomes).

Além dele, recebeu a homenagem Maria Consuelo. Ela desenvolveu um papel social que a levou a ser presidente da Associação Internacional de Caridades São Vicente de Paulo e atualmente coordena projetos ligados à educação ambiental.