Pré-candidato em Caucaia, Catanho publica imagem com Camilo e Luizianne, mas sem Valim
Catanho é aliado de Luizianne, foi secretário de Elmano e foi escolhido para disputar a Prefeitura de Caucaia pelo grupo liderado por Camilo e do prefeito ValimEscolhido pelo grupo do ministro Camilo Santana (PT), do governador Elmano de Freitas (PT) e do prefeito Vitor Valim (PSB) para concorrer a prefeito de Caucaia, Waldemir Catanho (PT) publicou nas redes sociais imagem com o mote "Caucaia quatro vezes mais forte", em que aparece ao lado de quatro petistas.
Leia mais
É + que streaming. É arte, cultura e história.
São eles: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro Camilo Santana, o governador Elmano de Freitas e a deputada federal Luizianne Lins. A publicação não faz menção ao atual ocupante do cargo, Valim, do PSB.
Catanho tem laços políticos mais evidentes com Luizianne Lins, pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza, de quem foi articulador político nas duas gestões na Capital (2005-2008 e 2009-2012) e de quem foi o aliado dos mais próximos.
Ele foi nomeado por Elmano para desempenhar função similar na Secretaria de Articulação Política do Estado. Catanho foi exonerado da pasta no último dia 8 para estar apto para a disputa municipal. A primeira suplente de senadora Augusta Brito (PT) passou a ocupar o cargo.
Contexto da candidatura
Catanho emergiu como pré-candidato a prefeito de Caucaia como consequência da desistência de Valim disputar reeleição. O atual chefe do Executivo da cidade metropolitana atravessa luto pela morte da filha, Sofia Valim, aos 19 anos. A jovem digital influencer passou por um transplante de fígado, mas não resistiu.
A escolha dele pelos estrategistas do PT, como Camilo, Elmano e o deputado federal José Guimarães, foi modo de contemplar indiretamente Luizianne. A ex-prefeita não se diz contemplada e nega ter participado de qualquer acordo que tenha envolvido Caucaia ou outro município.
O Ceará "três vezes mais forte" acompanhou Elmano e Camilo desde a convenção partidária que oficializou Elmano candidato a governador.
"Eu não tive um presidente ao meu lado nesses anos, imagine Lula presidente, Elmano governador e Camilo senador para fazer o Ceará mais forte. É o Ceará três vezes mais forte", disse Camilo naquele 30 de julho de 2022.
Três eram os cargos majoritários em disputa em 2022 no Ceará: Presidência da República, Governo do Ceará e Senado Federal. Com os três espaços preenchidos por petistas desde 2023, a Prefeitura de Caucaia, de acordo com o que prega a peça, Caucaia seria quatro vezes mais forte com eventual vitória do pré-candidato.