Canindé: prefeita e oposição se acusam de manipulação e fake news na corrida pré-eleitoral

Oposição consiste em quatro partidos e é unificada. Vice-prefeito rompeu após prefeita ter "descumprido" acordo para as eleições

14:40 | Abr. 12, 2024

Por: Ludmyla Barros
Mesmo após o rompimento, a prefeita Rozário Ximenes (Republicanos) escreve mensagens de admiração ao vice Ilomar Vasconcelos (PT) (foto: Reprodução/Redes Sociais/@rozarioximenesoficial)

A corrida pré-eleitoral em Canindé, distante 121,3 km de Fortaleza, está intensa entre o grupo da atual prefeita Rozário Ximenes (Republicanos) e a chapa de oposição. Ambos se acusam de manipulação no processo e disseminação de desinformação.

A oposição na cidade consiste em: o atual vice-prefeito, Ilomar Vasconcelos (PT), o professor Jardel (PSB), o deputado estadual Almir Bié (PP) e a vereadora Sandra Coelho (PDT). Destes, os dois primeiros são pré-candidatos a prefeito, mas devem se unir em uma única chapa no futuro, para fazer frente à prefeita. O plano é que um dos dois seja escolhido para encabeçar, enquanto o outro será vice.

O rompimento entre esse grupo e Rozário se deu em 15 de março, com a retirada dos cargos ocupados pelo PT na gestão, por Ilomar Vasconcelos. Ao O POVO, o vice-prefeito alega que a prefeita descumpriu acordo de que ele lideraria a sucessão.

Como candidato da base, Rozário lançou Kledeon Paulino (Republicanos), após negociação com Chiquinho Feitosa, presidente estadual da sigla. “Como ela nos excluiu lançando uma chapa sem a participação do PT, e evitando que eu e o secretário, que era indicação do PT, participássemos das reuniões da base, estávamos sendo sufocados”, afirmou Ilomar.

Prefeita segue publicando fotos com Elmano, Camilo e Ilomar

Segundo ele, apesar do rompimento, a prefeita segue como se nada tivesse acontecido, tendo tentado, inclusive, filiar Kledeon ao PT. “Como eu sou da executiva estadual, todas as reuniões estaduais eu estou. Não chegaram nem a pautar, viram que eu não iria permitir”, disse ele.

Em outra publicação, o pré-candidato do PSB, professor Jardel, também acusou a prefeita. Sem citá-la, ele relata ao presidente estadual da sigla, Eudoro Santana, que “ela disse que ia tomar o PSB”. Eudoro responde: “Tomar de quem?”.

Nas redes sociais, Rozário segue postando fotos em que aparece ao lado do governador Elmano de Freitas (PT) e do ministro Camilo Santana (PT). Mais do que isso, apesar de ele ser opositor explícito, ela escreveu mensagem celebrando o aniversário do vice-prefeito. “Seja sempre este ser humano do bem, e comprometido com as causas que acredita”, escreveu.

De acordo com Ilomar, essa seria uma estratégia da prefeita. “A todo momento ela fica querendo envolver as lideranças do PT, dizendo que o PT vai estar com ela, mas não vai estar. Camilo e Elmano já me disseram”.

E completa: “Ela faz a política da boa vizinhança. Tenta a todo custo de que está tudo bem com o PT e comigo. Foi na rádio dizer que era minha amiga. Ela acha que pode ter uma reconciliação.”

Base rebate com acusações de fake news e indireta a Ilomar

Uma declaração da prefeita um pouco mais direta, nas redes sociais, ocorre apenas em vídeo no qual, repleto de fotos em companhia de Elmano, Camilo e demais apoiadores, uma narração diz: “Não perco o meu tempo com vingança. Prefiro investir o tempo com o que realmente importa.”

Ela ainda citou, indiretamente, em outra ocasião, “candidatos que estariam fazendo campanha antes do tempo”. Fala se refere a Ilomar Vasconcelos, condenado a pagar multa de R$ 15 mil por propaganda eleitoral antecipada. “Tudo é no momento certo, no momento exato”, disse Rozário.

Sobre isso, Ilomar disse que “respeita a Justiça Eleitoral, mas vê que a máquina pública está usando muito forte a favor dos pré-candidatos”. “O que vemos dela é o desespero pela unificação da oposição”.

Por fim, a base acusou a oposição de disseminação de desinformação em alguns perfis no Instagram, em relação a um troca-troca de partidos de vereadores e de traição por parte da prefeita em relação a alguns aliados.

"Uns desocupados, não têm história. Ninguém apaga o que eu fiz por Canindé. Estou trabalhando e eles me perseguindo. Eles não tem o que fazer por Canindé", diz ela.

O POVO tentou contato com a prefeita Rozário Ximenes, que não respondeu até o fechamento da matéria. Quando houver retorno, o texto será atualizado.