No Senado, Girão manda recado em inglês para Musk: "Thank you for your support"
"Obrigado pela ajuda" foi uma das mensagens enviada pelo senador cearense. Desde o início das acusações do bilionário contra Alexandre de Moraes, Girão já demonstrou apoio a Musk. Ele acusa o Judiciário de censuraO senador cearense Eduardo Girão (Novo) utilizou o Plenário do Senado para comentar as falas do empresário Elon Musk, crítico ao Judiciário brasileiro, em específico ao ministro Alexandre de Moraes. Em inglês, Girão agradeceu ao norte-americano, dizendo que suas ações são um “apoio à liberdade de expressão”, em um país cuja população está “com medo”.
Mais informações ao vivo:
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Uma mensagem para o Mr. Elon Musk”, começa, passando a falar em inglês: "My name is Eduardo Girão. I am a senator from Brazil, by the state of Ceara. I speak from the plenary of Senate of this country, now, to thank you for your support for free speech in Brazil (Meu nome é Eduardo Girão, sou um senador do Brasil, pelo estado do Ceará. Eu falo do Plenário do Senado deste País para agradecer ao seu apoio à liberdade de expressão no Brasil)”.
E completa: “Sua posição contra decisões autoritárias são um reforço para o retorno da democracia no Brasil e uma resposta às orações do povo brasileiro, que sempre foi conhecido por sua alegria e espírito livre, mas que agora estão sufocados pelo medo. Suas ações servem como uma chama de esperança.”
No Senado Federal, Eduardo Girão (PL) agradece ao empresário Elon Musk, pelo o apoio "à liberdade de expressão no Brasil".
— Jogo Político (@jogopolitico) April 11, 2024
Musk criticou ações do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que suspendeu perfis no X, por desinformação. pic.twitter.com/QOPLra9Scy
O ataque de Elon Musk contra o Supremo Tribunal Federal começou no último sábado, 6. Na ocasião, o dono da rede social X, antigo Twitter, publicou que Alexandre de Moraes deveria sofrer impeachment por “censura”.
O bilionário se refere a alguns perfis que foram suspensos por ordem de Moraes, devido à disseminação de desinformação nas redes. Após as falas, o ministro incluiu Musk em uma investigação contra "milícias digitais", acusando-o de "instrumentalização criminosa" da plataforma.
Leia mais
-
Lula culpa extrema direita por críticas de Elon a Moraes e ao STF
-
Liberdade de expressão não é liberdade de agressão, diz Moraes em meio a polêmica com Musk
-
Moraes: Alguns alienígenas tiveram conhecimento da coragem do Poder Judiciário
-
Liberado por Musk, Allan dos Santos diz que Moraes será "sacrificado"
-
Musk x Moraes: maioria das menções nas redes foi crítica ao ministro e ao STF, diz Quaest
Girão apoia publicamente Musk desde o início do conflito entre o biliónario e Moraes
Desde o início, Girão já demonstrou apoio a Musk. Dentre as manifestações, ele citou que as ações de Moraes eram um “escândalo sem precedentes” de ataque à liberdade de expressão brasileira. Ele chegou, inclusive, a reforçar o pedido de impeachment do ministro.
Além disso, o senador propôs a realização de uma audiência pública para analisar e debater o conteúdo de e-mails de funcionários da plataforma digital X (antigo Twitter). O intuito é investigar um suposto monitoramento ilegal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na rede social X.
Serão convidados a participar da audiência pública representantes legais das plataformas X, Youtube, Instagram, Facebook e Twitch, além de uma influenciadora digital e do jornalista norte-americano Michael Shellenberger, que divulgou os Twitter Files, lista de arquivos que apresentam a denúncia.
Na última hora, os integrantes da comissão também aprovaram que Elon Musk seja convidado a participar por videoconferência, a partir de proposta do vice-presidente do colegiado, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO).