Sarto não vê prejuízos após trocas no secretariado: "Mantém a política"
Parte dos secretários que deixaram as pastas irão concorrer nas eleições municipais deste ano para o cargo de vereadorO prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), repercutiu a mudança de secretariado anunciada na última segunda-feira, 8, quando trocou o comando de 17 pastas da gestão, e negou que o movimento prejudicará o funcionamento das pastas. A movimentação na base aliada do prefeito ocorre na esteira da obrigatoriedade que secretários têm de se desincompatibilizar para concorrer nas eleições de 2024.
Para Sarto, a gestão das pastas segue sem prejuízos, já que a política de cada secretaria será mantida. “Se você perceber, a maioria (dos novos secretários) ou era (secretário) executivo ou adjunto. Mantém a política da secretaria que cada um vai assumir. O Jefferson (Educação) era o braço direito, junto com a equipe toda. Todo secretariado já faz parte de uma dinâmica de grupo”, disse ele em agenda na manhã desta terça-feira, 9, no bairro José Walter.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O cenário, segundo o prefeito, se repete em outras pastas. “À semelhança da Educação, existem outras (pastas) que acontecem do mesmo jeito. Aqui ou acolá a gente fez um ajuste fino para dar mais celeridade às demandas. A gente tem obra para inaugurar quase todo dia”, pontuou.
Sarto comentou ainda a indicação de um aliado político, o deputado estadual Lucinildo Frota (PDT), que também é pré-candidato a prefeito de Maracanaú. Sarto informou que por se tratar de pré-candidatura em outro município, Lucinildo não precisa se desincompatibilizar do cargo e por isso o indicou para a Regional 5.
“A legislação, como é outro município, não exige esse afastamento. O deputado Lucinildo é daquela região fronteiriça com Maracanaú, conhece a região e tem contribuições a dar. Tem uma área ali que a gente diz que nem é de Fortaleza e nem de Maracanaú que fica desassistida porque ninguém assume a paternidade. Resolvemos agora com o Lucinildo, a gente assume a paternidade e, estando no limite territorial da Fortaleza, vamos fazer.
Mudanças
Seis secretários da gestão do prefeito constam na lista da chapa de vereadores que vão concorrer pelo PDT apresentada na semana passada. Na época, Sarto apontou que seriam, pelo menos, 15 mudanças. Além dos pré-candidatos, o prefeito justificou a mudança para dar mais "celeridade" este ano.
O prefeito mexe em pontos estratégicos de sua gestão, como a educação que vem sendo carro-chefe do governo, tanto em investimento como em propaganda. Saiu Dalila Saldanha que estava no cargo desde 2017, ainda no segundo mandado do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT). Em seu lugar assume, Jefferson de Queiroz Maia, que era secretário adjunto da pasta.
Promoções também aconteceram com novo titular da Regional 4, Ubiratan Teixeira, que desempenhou o cargo de secretário executivo na Regional 10. O mesmo aconteceu na Regional 3, com Ariane Sousa da Silva, que era secretaria executiva da pasta. Lacerda Moreira já atuava na Regional 8 e, nas redes sociais, aponta que prestava assessoria para o vereador Fábio Rubens (PDT).
Consta também a entrada de Alanderson de Castro Mangueira, que foi candidato pelo PSB ao cargo de deputado federal em 2022 e atuou como secretário na Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger). Ele é filho do vereador Didi Mangueira (PDT).
Veja lista
Secretário da Educação
- Quem sai: Dalila Saldanha
- Quem entra: Jefferson de Queiroz Maia
Secretaria da Segurança Cidadã
- Quem sai: Eduardo Holanda
- Quem entra: Heraldo Pacheco
Secretaria da Cultura
- Quem sai: Elpídio Nogueira
- Quem entra: Roberto Viana dos Reis Júnior
Secretaria do Esporte e Lazer
- Quem sai: Ozires Pontes
- Quem entra: Ticiana Sampaio Pinheiro
Coordenador Especial de Proteção e Bem-Estar Animal
- Quem sai: Marcel Sales Girão
- Quem entra: Ricardo Ribeiro Garcia
Secretaria Executiva Regional 1
- Quem sai: Kamyla Castro
- Quem entra: Priscila Teixeira Lima
Secretaria Executiva Regional 2
- Quem sai: Rennys Frota
- Quem entra: João Carlos Araújo
Secretaria Executiva Regional 3
- Quem sai: Pedro França
- Quem entra: Ariane Sousa da Silva
Secretaria Executiva Regional 4
- Quem sai: Natália Rios
- Quem entra: Ubiratan Teixeira
Secretaria Executiva Regional 5
- Quem sai: Moacir Soares
- Quem entra: Lucinildo Frota
Secretaria Executiva Regional 7
- Quem sai: Benigno Júnior
- Quem entra: Bruno Alves Batista Falcão
Secretaria Executiva Regional 8
- Quem sai: Fábio Rubens
- Quem entra: Carlos Frederico de Lacerda Castelo Branco Moreira
Secretaria Executiva Regional 9
- Quem sai: Ésio Feitosa
- Quem entra: Pedro Tiago Mendes Amaral
Secretaria Executiva Regional 10
- Quem sai: Ubiratan Teixeira
- Quem entra: Alanderson de Castro Mangueira
Secretaria Executiva Regional 11
- Quem sai: Sócrates Cabral
- Quem entra: Fernando Feitosa de Lima
Procon
- Quem sai: Wellington Sabóia
- Quem entra: Eneylandia Rabelo Lemos
Instituto do Planejamento de Fortaleza
- Quem sai: Élcio Batista
- Quem entra: Larissa de Miranda Menescal