Catanho é exonerado do Governo do Ceará para disputar Prefeitura de Caucaia; Augusta assume
A informação da exoneração consta no Diário Oficial do Estado, na edição dessa segunda-feira, 8, publicada na manhã desta terça-feira, 9
10:36 | Abr. 09, 2024
Pré-candidato à Prefeitura de Caucaia, Waldemir Catanho (PT) foi exonerado da Secretaria de Articulação Política do Governo do Ceará para estar apto à disputa à Prefeitura de Caucaia, para a qual foi escolhido pré-candidato pelo grupo liderado pelo pelo ministro Camilo Santana (PT) e pelo governador Elmano de Freitas (PT), aliados do prefeito da cidade, Vitor Valim (PSB). Para o posto foi nomeada a primeira suplente de senadora e ex-deputada estadual Augusta Brito (PT).
A informação da exoneração consta no Diário Oficial do Estado, na edição dessa segunda-feira, 8, publicada na manhã desta terça-feira, 9:
"O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE EXONERAR, a pedido, nos termos do art. 63, inciso I, da Lei nº 9.826, de 14 de maio de 1974, WALDEMIR CATANHO DE SENA JÚNIOR, do cargo de provimento em comissão de SECRETÁRIO DA ARTICULAÇÃO POLÍTICA, integrante da estrutura organizacional da Secretaria da Articulação Política, a partir de 08 de abril de 2024. PALÁCIO DA ABOLIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 08 de abril de 2024."
A senadora Augusta Brito (PT) ocupará o espaço deixado por Catanho. A cadeira de Augusta no Congresso, por sua vez, foi preenchida por Janaína Farias, segunda suplente de senadora. Ela, Janaina, é pré-candidata à Prefeitura de Crateús.
Catanho emergiu como pré-candidato a prefeito de Caucaia como consequência da desistência de Valim disputar reeleição. O atual chefe do Executivo da cidade metropolitana atravessa luto pela morte da filha, Sofia Valim, aos 19 anos. A jovem digital influencer passou por um transplante de fígado, mas não resistiu.
O ex-secretário é aliado de primeira hora de Luizianne Lins (PT), pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza. A escolha dele pelos estrategistas do PT, como Camilo, Elmano e o deputado federal José Guimarães, foi modo de contemplar indiretamente Luizianne. A ex-prefeita não se diz contemplada e nega ter participado de qualquer acordo que tenha envolvido Caucaia ou outro município.
Luizianne disputa a condição de nome do PT na disputa eleitoral sobretudo contra Evandro Leitão, cuja vantagem sobre ela ficou evidenciada na votação do último sábado, 7, que elegeu as chapas que escolherão os delegados que definirão a pré-candidatura. O percentual dos votos que cada chapa recebeu sinalizará a proporção que cada grupo obterá entre os 200 delegados.
Resultado por candidato no processo interno do PT
Evandro Leitão: 3.445 votos (59%)
Luizianne Lins: 1.686 votos (29%)
Guilherme Sampaio: 572 votos (9,75%)
Larissa Gaspar: 110 votos (1,87%)
Leia mais
-
Sancionado reajuste salarial de 4,62% aos servidores municipais de Fortaleza
-
Elon Musk diz que Alexandre de Moraes tem 'Lula na coleira'
-
STF e Congresso reagem às críticas de Musk a Moraes
-
Moro fica a 1 voto de ser absolvido no TRE do Paraná; assista AO VIVO
-
Sarto faz reforma na equipe e anuncia 17 novos secretários