Elmano diz ter "orgulho" do PT após votação e buscará consenso: "Não fazendo indicação"
Evandro Leitão saiu como vitorioso do processo, acumulando 59,3% dos votos. Luizianne Lins alegou interferências no processo
21:12 | Abr. 08, 2024
O governador Elmano de Freitas (PT) celebrou nesta segunda-feira, 8, o processo de votação de delegados partidários realizado no último domingo, 7, entre os filiados do PT de Fortaleza. Para o gestor, a etapa foi “significativa” diante da participação de quase seis mil votantes que irão, no dia 21 de abril, escolher o nome que irá representar o partido na disputa na Capital.
O presidente da Assembleia Legislativa (Alece), Evandro Leitão, saiu como vitorioso do processo acumulando 59,3% dos votos. Já a deputada federal Luizianne Lins teve 29% na votação e afirmou que o processo foi alvo de "influências externas", sem mencionar quais. Ela considera que tais interferências "invadiram a integridade dos processos internos do PT".
Questionado sobre isso, Elmano despistou e apontou que o sentimento é de “orgulho” pelos filiados poderem participar diretamente da escolha do candidato. “Eu vi um processo, primeiro muito significativo de participação de mais de seis mil filiados do PT de Fortaleza. Para mim, é um orgulho ter um partido em que as pessoas vão lá e escolhem seus delegados e que estão interferindo diretamente em quem será o candidato que eles gostariam de ter”, disse ele, durante a entrega da nova pavimentação de 24 quilômetros de estradas à moradores da zona rural de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
O governador fez projeções para essas duas semanas até o encontro em 21 de abril. Segundo ele, os dias serão de diálogo para “encontrar um nome que seja consensual ou que forme uma ampla maioria para a escolha da candidatura do PT de Fortaleza”.
Sua participação no processo, inclusive, segundo ele, será nesse sentido. Ele afastou a possibilidade de fazer indicações ou intervenções em favor de determinado candidato. Além de Evandro e Luizianne, os deputados Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar apresentaram chapas que foram votadas. O assessor especial Artur Bruno também colocou seu nome na disputa, mas não apresentou chapa.
“Vou participando ajudando e favorecendo a construção do consenso, não fazendo qualquer indicação, porque eu acho que não me cabe fazer, assim como não fiz até aqui indicação de nome A ou B. Eu sempre disse que quem tinha que decidir era a base partidária e as correntes com suas lideranças buscando construir um consenso progressivo”, ressaltou.
Evandro confirmou favoritismo e conseguiu maioria para ser candidato do PT a prefeito de Fortaleza. Ele terá o apoio da maioria dos delegados que votarão em encontro municipal do partido, marcado para o dia 21 de abril. Individualmente, a chapa que apoia Luizianne Lins foi a mais votada, com 1.686 votos. Entretanto, Evandro teve apoio de quatro chapas que, somadas, conseguiram mais da metade dos delegados (3.445). A eleição registrou 5.813 votos válidos.