Bancada feminina do Senado pede voto de repúdio à ataque de Ciro contra Janaína
As falas do ex-presidenciável violam os princípios de respeito e dignidade, de acordo com o documento enviado pelas senadoras ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD)
19:56 | Abr. 08, 2024
A Bancada Feminina do Senado Federal solicitou um voto de repúdio contra o ex-presidenciável e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), por falas contra a senadora cearense Janaína Farias (PT), recém-empossada.
O documento foi assinado por 14 senadoras e foi entregue nesta segunda-feira, 8, ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD). Elas argumentam que as falas de Ciro violam os princípios de respeito e dignidade e configuram-se em violência política de gênero.
"Tal atitude viola os princípios de respeito e dignidade que deveriam manter as relações humanas e profissionais, assim como constitui uma clara manifestação de violência política de gênero. Esses ataques são repugnantes e absolutamente inaceitáveis, refletindo uma postura pessoal de desvalorização das mulheres e uma resistência preocupante à participação feminina em espaços de poder e decisão", diz trecho do documento.
Leia mais
A Bancada ainda prestou solidariedade à senadora Janaína Farias, que também é pré-candidata a prefeita em Cratéus, distante 353 km de Fortaleza. A iniciativa uniu senadoras tanto de esquerda, a exemplo de Eliziane Gama (PSD-MA), como de direita, com Damares Alves (Republicanos-DF). A solicitação será analisada por Rodrigo Pacheco e poderá ser votada em plenário.
O titular da vaga é o ministro da Educação Camilo Santana (PT), que foi eleito senador com a maior votação da história no Ceará, em 2022, e está licenciado para comandar a pasta. Com a licença dele e da primeira suplente, Augusta Brito (PT), Janaína está ocupando o cargo.
Leia mais
Ataques de Ciro
Em entrevista na última semana, Ciro criticou o fato da parlamentar estar assumindo uma cadeira no Senado Federal, questionando a capacidade dela estar no cargo. Chegou a dizer que Janaína é "assessora para assuntos de cama" do ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
Em outra entrevista, veiculada no Youtube, Ciro voltou a falar de Janaína. “Ela só fez serviço particular do Camilo, e serviço particular, assim, é o harém, são os eunucos, são as meninas do entorno. Ela sempre foi encarregada desse serviço”, chegou a dizer Ciro Gomes.
Em outro momento da entrevista, Ciro Gomes comparou o fato de a senadora estar assumindo a cadeira com a história que fala sobre o ex-imperador romano Caio Cesár, ou Calígula, nomeando o seu cavalo como cônsul. “Esse cara (Calígula) estava tão poderoso que para humilhar o Senado nomeou o próprio cavalo. Mal comparando eu pergunto, com todo respeito: qual é a obra, a realização, o preparo, que Janaína tem para ser senadora da República?”.
PT repudiou falas de Ciro Gomes
A direção estadual cearense do PT emitiu uma nota de repúdio contra as falas classificadas como "repugnantes e inaceitáveis". O texto afirma que Ciro "não aceita a igualdade na política" e "muito menos, a igualdade entre os gêneros".
A nota afirma que Janaína tem uma trajetória de luta e coerência política, sendo uma nova voz das mulheres e merecedora de "respeito e aplauso", enquanto Ciro "enterra cada vez mais a sua história na política".
Confira a nota de repúdio completa:
"Repugnantes e inaceitáveis os ataques proferidos pelo senhor Ciro Gomes contra a senadora Janaína Farias (PT), em entrevista a um veículo de comunicação cearense.
Isso demonstra claramente a dificuldade do sr Ciro em aceitar mulheres no poder e a sua falta de compromisso com uma sociedade que demanda cada vez mais representação, voz e vez para as mulheres. Isso tem se tornado marca do sr Ciro e uma das causas da sua crescente rejeição no eleitorado.
O ex-candidato à Presidência, que ficou em quarto lugar, atrás inclusive de uma mulher, Simone Tebet, não aceita a igualdade na política. E muito menos, a igualdade entre os gêneros. Dias atrás, Josias de Souza, colunista da UOL, apontou: “Ciro resume sua participação no debate que deveria ser pelo bem do Ceará, ao ataque à honra das pessoas, à distorção dos fatos, à falta de equilíbrio e prudência que deveriam pautar a boa política.”
A senadora Janaína Farias tem uma trajetória de luta e coerência política. É uma nova voz das mulheres, do Ceará e do sertão nordestino. Merece respeito e aplauso. Já o sr Ciro, enterra cada vez mais a sua história na política."