Allan dos Santos faz transmissão no X e ataca Alexandre de Moraes

Transmissão ocorreu um dia depois de Moraes ter virado alvo de críticas de Elon Musk, CEO do X

Allan dos Santos, blogueiro bolsonarista foragido da Justiça, retomou rapidamente sua conta “Terça Livre” no X, antigo Twitter, e fez uma transmissão, neste domingo, 7. A live contou com a duração de uma hora, na qual ele proferiu ofensas contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e afirmou que retornará definitivamente com a conta, em território estadunidense, onde mora hoje. "Chora, Xandão. Foragido é seu forevis", escreveu o Allan. E completou: “Chora sim, tirano de merda”. 

Mais informações ao vivo:

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A transmissão ocorreu um dia depois de Moraes ter virado alvo de críticas de Elon Musk, CEO do X. O bilionário o acusa de censura na rede social, afirmando que contestaria suas decisões legais "removendo todas as restrições" que lhe foram impostas, sem mais detalhes.

"Provavelmente perderemos todas as nossas receitas no Brasil e teremos que fechar nossos escritórios lá. Mas os princípios são mais importantes que os lucros", escreveu.

Musk ainda disse que o juiz teria traído “descarada e repetidamente a Constituição e o povo do Brasil” e que “deveria renunciar ou ser impeachmado".

As críticas se referem a ordens de Moraes voltadas ao combate a fake news, nas quais ele ordenou o bloqueio de contas de personalidades influentes nas redes sociais, a maioria delas apoiadoras do ex-presidente Jair Bolsonaro (2019-2022). Dentre esses perfis está o "Terça Livre” de Allan dos Santos.

A conta era utilizada pelo bolsonarista para disseminar conteúdos extremistas e conservadores, assim, Allan dos Santos foi proibido de utilizar as redes sociais, em 2021. A decisão de Alexandre também determinou a prisão preventiva do blogueiro, que fugiu para os Estados Unidos, onde está desde então.

A recuperação conta e transmissão da live se deu às 22h de ontem e foi apurada pelo jornalista Lauro Jardim, da Folha de São Paulo. Na ocasião, além de “xingar” Moraes e anunciar o retorno recorrente do “Terça Livre”, dos Santos teria dito que trabalhará para eleger candidatos de direita nas eleições de outubro, no Brasil. O "Terça Livre" voltou a estar indisponível logo após o fim da live.

Moraes inclui Elon Musk no inquérito das fake news

Após as falas de Musk, no domingo, Moraes ordenou a abertura de um inquérito contra o proprietário do X, o bilionário Elon Musk, pedindo sua renúncia na rede social. Essa declaração foi lida e criticada por Allan dos Santos em sua live.

Na decisão, Moraes citou uma suposta "instrumentalização criminosa" do X, o antigo Twitter, por Musk, que também é o CEO e dono da empresa aerospacial SpaceX e da montadora de carros elétricos Tesla.

Ele ainda determinou que a rede social X "se abstenha de desobedecer qualquer ordem judicial já emanada, inclusive realizar qualquer reativação de perfil cujo bloqueio foi determinado por essa Suprema Corte", sob pena de uma multa de R$ 100 mil por cada perfil reativado.

Logo em seguida, Musk publicou um vídeo de como utilizar a Virtual Private Network (VPN), Rede Privada Virtual, em português. A VPN é uma conexão particular que permite acesso a uma rede diferente da sua, ou seja, o mesmo que conectar com internet de outro lugar. Esse mecanismo pode ser utilizado em uma tentativa de acessar ao X em caso de bloqueio determinado pelo STF.

Com AFP e Agência Estado

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

allan dos santos elon musk twitter

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar