"Ainda não temos discussão de pré-candidaturas dentro do PSD", diz Luiz Gastão
Apesar de abertos a avaliarem nomes, como os de Célio Studart e Domingos Neto, o presidente do PSD Fortaleza afirma que há uma tendência natural da sigla seguir com o governoPresidente do PSD em Fortaleza, Luiz Gastão, afirmou que, hoje, o partido não está discutindo nomes de pré-candidaturas à Prefeitura de Fortaleza, por focar em “propostas para a Cidade”. Apesar disso, segundo o deputado federal, a discussão poderá se dar futuramente, quando a sigla debaterá nomes de “qualquer um da bancada do PSD” considerando, ainda, a “tendência natural” do partido apoiar a base formada pelo Governo do Estado para a disputa do Palácio do Bispo.
“Hoje vamos reunir todos os vereadores eleitos. Após, vamos ter uma reunião com toda a chapa de pré-candidatos do PSD para discutir o que pra nós é mais importante: o que deve ser melhorado na cidade, quais os projetos do PSD para a Cidade”, afirmou o presidente nesta segunda-feira, 8, quando anunciou os novos líderes do partido na Câmara de Fortaleza.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Sobre a disputa para a Prefeitura, Gastão foi perguntado em específico sobre o deputado federal Célio Studart (PSD), que já manifestou diversas vezes interesse em concorrer na disputa. O presidente desconversou, afirmando que essa questão não é discutida hoje no partido. Segundo ele, quando for o momento, a sigla irá ponderar, além de Célio, sobre o nome de “qualquer um que faz parte da bancada”.
“Estamos construindo uma proposta para Fortaleza. Nomes que poderão ser candidatos dentro do partido, nós não temos hoje essa discussão. Poderemos ter. O Célio pode manifestar interesse, eu próprio posso manifestar interesse de ser candidato a prefeito, o Domingos Neto pode, como qualquer outro que faz parte da bancada do PSD”, disse Gastão.
Além disso, levanta-se a possibilidade de o PSD seguir não com um nome a prefeito, mas apoiando a chapa liderada pelo PT, com a vaga de vice, por exemplo. Em relação a essa hipótese, Gastão a classificou de “tendência natural”.
“Se tiverem interesse, podem se manifestar, mas eu vou analisar, junto com a bancada, qual vai ser o posicionamento do PSD. Hoje, a nossa prioridade é levar proposta e há uma tendência natural pela relação que nós temos com o governo, de buscarmos fazer parte da base que o governo do estado está formando pra disputar a eleição da prefeitura”, afirmou.
Vontade de Célio em concorrer à Prefeitura de Fortaleza
Tendo sido candidato em 2020, pelo PV, Célio Studart expressa, há tempos, o desejo de concorrer mais uma vez ao executivo de Fortaleza. Em junho de 2023, ele afirmou ao O POVO que estava otimista com a possibilidade, devido ao crescimento do PSD na Câmara. “Sinto que existe um otimismo do partido em aproveitar o grande crescimento que teve na Câmara para lançar candidatos nas capitais. É uma forma de também auxiliar a chapa de vereadores do partido, e de se posicionar acerca da cidade”, disse na ocasião.
Neste ano, o deputado chegou a se reunir com Kassab para tratar das eleições de 2024, quando teria expressado o desejo de concorrer pelo PSD. Na ocasião, o presidente da sigla distribuiu elogios ao cearense: "Homem público que admiro não somente pela experiência e trajetória, mas por ser incansável, solícito e sempre atencioso. Um grande conselheiro! Na pauta: temas nacionais desse novo ano legislativo, experiência no executivo e eleições 2024."
Hoje, Célio integra a gestão Elmano, tendo sido nomeado titular da recém-criada secretaria da Proteção Animal, da qual está licenciado para exercer o cargo de deputado federal. A volta para a pasta está prevista para até 12 de abril. Dois dias antes de o parlamentar assumir a pasta, o PSD entregou todas as secretarias na PMF, rompendo oficialmente com a gestão de José Sarto (PDT).
Célio deixou o cargo após ter reassumido duas semanas antes, em evento que lançou editais milionários para o setor de proteção animal. A saída aconteceu para participar de um evento no exterior e também de olho nas eleições em Fortaleza.
PSD passa de dois a sete parlamentares na Câmara
Com o fim do troca-troca de vereadores na janela partidária, o PSD surpreendeu passando de dois para sete parlamentares na Câmara de Fortaleza. Nesta segunda-feira, 8, o partido anunciou o nome do líder e da vice-líder da nova e fortalecida bancada na Câmara. A tendência natural dessa atuação será uma oposição ao prefeito Sarto, chamado de “quase um tirano” pelo presidente do PSD Fortaleza, Luiz Gastão.
Os líderes da bancada na Câmara serão os vereadores Danilo Lopes e Estrela Barros, respectivamente líder e vice-líder. Enquanto Danilo deixou o Avante e é ex-líder da oposição a Sarto na Câmara, Estrela integrava a Rede Sustentabilidade e saiu da base do prefeito em março de 2023, após ter dito que “sofreu retaliações” por ter votado contra o projeto da Taxa do Lixo.