Manifestantes protestam contra governo Elmano; Lula diz que críticas virarão elogios

Lula está em Iguatu com Camilo, Elmano e outras autoridades para acompanhar trecho das obras da Ferrovia Transnordestina

Estudantes e servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) mobilizaram protestos contra o governador Elmano de Freitas (PT) em Iguatu, município do Centro-Sul cearense em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanhará trecho de obras da Ferrovia Transnordestina nesta sexta-feira, 5.

Mais informações ao vivo:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ao discursar, Lula fez menção aos manifestantes, afirmando que o Brasil passa por um momento em que manifestações críticas a governos podem ser feitas. Há cinco dias, entre 31 de março e 1º de abril, o Brasil completou 60 anos do golpe militar, período marcado por censura política, às artes e à imprensa.

"Eu vi os companheiros aí com a placa, levantando, protestando, eu acho maravilhoso vocês protestarem porque houve um tempo em que vocês não poderiam protestar nem levantar placa. Quando a gente governa de uma forma democrática, proteste, reivindique, que se a gente puder, a gente atende. Se a gente não puder, a gente diz que não pode e a vida continua", afirmou o presidente.

Ao término da fala, Lula afirmou que as placas de teor reivindicatório no futuro se transformarão em placas elogiosas quando retornar ao Ceará. "Eu vou voltar para viajar de trem", disse em menção à conclusão da obra da Transnordestina. "E vou me encontrar com todos vocês. Os companheiros que estão levantando as placas protestando vão levantar uma placa agradecendo, porque tudo vai estar resolvido para o povo brasileiro", afirmou Lula.

"Se não pensa na educação do Ceará, faremos o mesmo na hora de votar", dizia cartaz segurado por um adolescente. "Elmano, conheça o signficado de valor e respeite o professor", afirma outro cartaz.

"O nosso objetivo, sem sombra de dúvidas, é sensibilizar o governador do Estado do Ceará, Elmano, pois estamos parados em greve. É algo constitucional, garantido na lei, mas que nós queremos entrar numa mesa de negociação para que venhamos a acabar o mais rápido possível com essa greve para voltar a trazer um serviço de qualidade", disse o servidor do Detran que se identificou como Da Silva.

Cartazes foram recolhidos. Abordado pelo O POVO, um segurança da Presidência da República afirmou que os cartazes são proibidos porque "poluem" o ambiente, além de vedarem os rostos de alguém que, eventualmente, queira praticar atentado contra as autoridades presentes.

Servidores do Detran já haviam sido proibidos de entrar no ambiente com faixas, mas os estudantes conseguiram acessar o espaço com o material, que foi retirado.

Lula visita Iguatu (CE) nesta sexta-feira, no Centro-Sul cearense, em meio a panorama de tensão política do seu partido não somente em Fortaleza, mas também na cidade que visita hoje. O chefe do Executivo visitará as obras da Ferrovia Transnordestina, em Iguatu.Esta será a segunda vez que Lula viaja ao Ceará apenas neste ano. A quarta vez em solo cearense na terceira gestão, iniciada em 2023 (relembre todas as visitas).

Atualizada às 13h33min

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

lula transnordestina ceará lula iguatu pt lula pt ceará lula camilo elmano

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar