Cid Gomes está presente em visita de Lula ao Ceará pela 1ª vez neste mandato
Nessa quinta-feira, 4, Cid filiou um ex-petista ao PSB. É o empresário Sá Vilarouca, preterido no PT como pré-candidato ao Executivo da cidade. PT e PSB tendem a ser adversários na cidadeO senador Cid Gomes (PSB) está presente no trecho da Transnordestina, em Iguatu, no Centro-Sul cearense, município em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanha obras da linha férrea. Esta é a segunda vez que Lula viaja ao Ceará apenas neste ano. A quarta vez em solo cearense na terceira gestão, iniciada em 2023 (relembre abaixo todas as visitas). É a primeira vez que Cid comparece a uma agenda do presidente no Ceará no curso da terceira gestão.
O senador cearense é da base de Lula no Congresso Nacional. A nível local, é aliado da principal referência do petismo no Ceará, o ministro da Educação Camilo Santana. Ambos são adversários do ex-governador Ciro Gomes (PDT). A ruptura entre ex-aliados é decorrente da disputa de 2022 no Ceará, quando PT e PDT trilharam caminhos diversos. Ciro apoiou Roberto Cláudio. Cid se postou neutro, para na sequência defender o PDT na base de Elmano, a contragosto de Ciro e do candidato derrotado ao governo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
É a primeira vez que Cid participa de agenda pública com Lula no Ceará depois que proferiu a frase na campanha de 2018, em ato de apoio a Fernando Haddad (PT): "O Lula tá preso, babaca". Em 2021, os dois já estiveram em reunião fechada. No ano passado, Lula sugeriu a Camilo convidar Cid para o PT. O senador pediu audiência com o presidente, que não ocorreu.
Nessa quinta-feira, 4, Cid filiou um ex-petista ao PSB. É o empresário Sá Vilarouca, preterido no PT como pré-candidato. O filho do deputado estadual Agenor Neto (MDB), Ilo Neto (PT), deve ser o nome da legenda na disputa. PT e PSB, então, tendem a ser adversários na cidade.
Assim como em Fortaleza, o PT de Iguatu também atravessa crise no âmbito do diretório municipal. A instância municipal oficializou a pré-candidatura do empresário Sá Vilarouca, militante histórico da legenda. Contudo, a executiva estadual aprovou o ingresso de Ilo Neto às fileiras petistas.Ilo é filho do deputado estadual Agenor Neto (MDB), vice-líder do governo Elmano na Assembleia Legislativa. Agenor é tradicional adversário do PT no município, mas tinha acordo com o governador para que o grupo dele recebesse apoio neste ano.Sá Vilarouca, com isso, decidiu se filiar ao PSB do senador Cid Gomes, também da base aliada de Elmano, para ser candidato a prefeito.
"Na rota de novas filiações ao PSB, tive a alegria de estar na noite de hoje em Iguatu. Filiamos o pré-candidato a prefeito Sá Vilarouca, um exemplo de gestor e de empreendedor, que pode contribuir ainda mais com Iguatu. Filiamos também um time forte de pré-candidatas e pré-candidatos a vereador(a). Estiveram no evento conosco o deputado Marcos Sobreira, os ex-deputados Miriam Sobreira e Marcelo Sobreira, o presidente da Câmara, Ronald Bezerra, e presidentes de partidos aliados", disse Cid em nota publicada nas redes.