Sarto critica Camilo e Elmano: "Quem pensa diferente, vão pra cima pra matar, pra sufocar"
Em evento do PDT para lançamento de pré-candidatos a vereador, o prefeito de Fortaleza comparou o grupo petista ao absolutismo e acusou Elmano de embargar obras da atual gestão municipal
O prefeito José Sarto (PDT) fez o que talvez tenham sido as mais duras críticas partindo dele ao grupo político comandado pelo ministro da Educação Camilo Santana e pelo governador Elmano de Freitas, ambos do PT. Em evento para anunciar lista de pré-candidatos do PDT à Câmara Municipal, o gestor comparou os adversários a reis absolutistas.
"É o poder absoluto querendo voltar, o absolutismo da época de Luís XVI (monarca francês que morreu guilhotinado). A galera quer controlar tudo. Quem pensa diferente vão pra cima pra matar, pra sufocar", reclamou o pedetista.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em seguida, fez previsão pessimista em relação aos ex-aliados: "Essa hegemonia vai passar, nós já fomos testemunhas disso".
Ao mesmo tempo em que Sarto tenta se fortalecer para disputar a reeleição em outubro, o PT articula candidatura para retornar ao comando do Paço Municipal. Entre os cotados para enfrentar o atual prefeito, está o do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, que trava atualmente batalha interna no PT para ser o nome da sigla na disputa.
Durante o evento do PDT, o atual prefeito também reclamou da forma como é tratado pelo governador Elmano de Freitas. Reclamou que o Palácio da Abolição está "embargando" obras, a exemplo da construção da entrada do bairro Álvaro Weyne, na periferia da cidade. "Não estão deixando a gente fazer, embargaram a obra. Que eles tenham raiva de mim, que eles me prejudiquem, mas Fortaleza, não", destacou, sob aplausos de apoiadores.
Aproveitou ainda para cutucar a ex-prefeita Luizianne Lins, classificada por ele de "guerreira", mas detentora de dados negativos em áreas como a educação pública. "O secretário de Educação era o hoje governador Elmano de Freitas. Dos oito anos de governo, um foi de greve dos professores", pontuou.
Mesmo assim, Sarto saiu em defesa da ex-prefeita que tenta se viabilizar no PT. O prefeito afirmou que a Luizianne também vem sendo sufocada pelo grupo político de Camilo. "Eu tenho algumas diferenças com a Luizianne, mas ninguém pode deixar de registrar que ela é uma guerreira e que está sendo sufocada. Vejam que ironia do destino, recentemente, há um ano atrás, chamaram a escolha do PDT de misógina porque não foi escolhida, em convenção, então governadora, a professora, e muito honrosa, Izolda Cela. E agora estão asfixiando politicamente a ex-prefeita Luizianne", disse.
A fala aconteceu durante a apresentação da chapa do PDT para a Câmara Municipal. Entre os nomes, uma mistura de secretários da gestão de Sarto com vereadores que já estão no PDT, como Gardel Rolim, Adail Jr., Didi Mangueira, Iraguassu Filho, ou que já tinham proximidade com a sigla e com a gestão do prefeito. A sigla ganha: PP Cell, Katia Rodrigues e Fábio Rubens. Nomes de lideranças populares também foram incluídos.
A intenção da sigla é ampliar o número de cadeiras que o partido tem, a maior bancada na casa, e chegar a 14 vagas. Junto dos dez partidos aliados, a projeção é que o grupo possa ter uma maioria esmagadora de 30 cadeiras.
Seis secretários da gestão do prefeito constam na lista da chapa, mas serão pelo menos 15 mudanças, que serão anunciadas na segunda-feira, 8. Além dos pré-candidatos, o prefeito justifica a mudança para dar mais "celeridade" este ano. "A cada ano a gente faz avaliações e a avaliação da gestão é que, esse ano, nós temos que dar um ritmo muito maior, se já tinhamos, mas esse ano nós temos muita coisa para apresentar, é uma questão de ajuste fino da gestão para torná-la cada vez mais celere e responsiva", ressaltou.
Veja nomes da chapa do PDT
- Adail Jr
- Águida Sá
- Carlos Mesquita
- Celia (Martins Nogueira)
- Coronel Holanda
- Cristhina Brasil
- Dalila Saldanha
- Didi Mangueira
- Doutor Elpídio
- Emerson Damasceno
- Fábio Rubens
- Gardel Rolim
- Iana Brandão
- Iraguassu Filho
- Jane Ruth
- Jânio Henrique
- Kátia Rodrigues
- Lúcio Bruno
- Mara Esmeraldo
- Marcel Colares
- Natália Rios
- Aline Gouveia
- Nildo Sobral
- Paulo Martins
- PPCELL
- Raimundo Filho
- Rennys Frota
- Rosânia
- Evangelista
- Wescley
- Vládia
- Cristiano Ferrer
- Luiz Antônio
- Renam Mourão
- Fernando Marion
- Felipe Pinheiro
- Saingon
- Wilian Borges
- Anderson Cavalcante
- Tarcísio Nogueira
- Rosa Malena
- Toinho Feitosa
- Robson Bento
- Geovanio
- Sr. Félix
- Luiz Valmir
- Eric Felipe
- Tony Collor
com informações da repórter Júlia Duarte