Iguatu: ex-prefeito Ronald Bezerra se filia ao União Brasil e lança pré-candidatura

Atual presidente da Câmara Municipal era filiado ao Republicanos e deve integrar uma chapa de oposição ao grupo de Agenor Neto

O ex-prefeito interino de Iguatu, Ronald Bezerra, filiou-se ao União Brasil, em um ato nesta terça-feira, 2. Atual presidente da Câmara Municipal, ele concorrerá às eleições para a Prefeitura este ano. Antes filiado ao Republicanos, ele é rompido com Ednaldo Lavor (PSD), prefeito eleito. O município fica a 361,4 km de Fortaleza.

“Passando para agradecer a todos que participaram do ato de filiação do União Brasil, um importante momento que marcou o início de uma luta para resgatar o orgulho de ser Iguatuense. O que nos une é a vontade de ver Iguatu grande de novo. Muito obrigado e Avança Iguatu!”, escreveu nas redes sociais.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A solenidade contou com a presença do deputado federal Danilo Forte (União Brasil). Também foram filiados pré-candidatos à Câmara Municipal e demais integrantes no partido. Compareceram ainda outras figuras políticas do município, como Sá Vilarouca, ex-petista e futuro filiado ao PSB.

Ronald exerceu a função de chefe do Executivo em Iguatu após o prefeito Ednaldo Lavor e o vice Franklin Bezerra (PSDB) terem sido cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). Teriam sido cometidas práticas de abuso de poder político, envolvendo uso irregular dos canais institucionais para promoção da candidatura de Lavor.

Após mais de um ano do afastamento, em janeiro de 2024, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, autorizou que ambos voltassem a exercer funções políticas.

O presidente da Câmara é rompido com a chapa de Lavor. Ao reassumir, Ednaldo chegou a passar álcool na cadeira, antes ocupada por Ronald.

Impasses no nome da base do Governo para Iguatu

O Município do Centro-Sul protagoniza grandes movimentações políticas. Uma delas rodeia o nome da base do governo na Cidade. Após o lançamento do pré-candidato Sá Vilarouca, petista histórico da região — presente na filiação de Ronald —, a sigla em nível estadual decidiu por filiar Ilo Neto, filho de Agenor Neto (MDB).

A escolha por Ilo foi encabeçada pelo governador Elmano de Freitas. Em reação, Sá se desfiliou do PT e integrará o PSB, em um ato na próxima quinta-feira, 4, com a presença de Cid Gomes.

Essa chapa de oposição a Agenor Neto e a Ednaldo Lavor pode contar com um alinhamento com os Sobreira, outro grupo familiar de Iguatu. Em março, o deputado estadual Marcos Sobreira (PDT) afirmou ao O POVO que o senador Cid Gomes (PSB) o apoiava em qualquer projeto político.

"A gente está tentando fazer uma composição com PDT, PSB, Podemos, alguns partidos tentando se unir", afirmou o parlamentar na ocasião, acrescentando que conversa tanto com Sá quanto com Ronald. "Espero que desses nomes a gente possa escolher o melhor para disputar a Prefeitura”, completou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

iguatu eleicoes 2024 ronad bezerra ednaldo lavor

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar