Quem é Janaína Farias, nome que assume vaga no Senado após licença de Augusta Brito
Augusta deixa o Congresso por 120 dias. Janaína concorrerá nas eleições municipais de 2024, em CrateúsCom a licença da senadora Augusta Brito (PT), assume vaga no Senado Federal, nesta terça-feira, 2, a segunda suplente, Janaína Farias. Também cearense, a agora senadora é antiga aliada do ministro Camilo Santana, titular da vaga, e concorrerá nas eleições municipais de 2024.
Augusta deixa o Congresso por 120 dias para, segundo sua assessoria, "cuidar de assuntos no Estado junto aos municípios cearenses”. Ela ocupava a vaga de Camilo, após o político assumir a pasta da Educação no Governo Federal.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Essa troca é estratégica para Janaína Farias, em meio à pré-candidatura para a Prefeitura de Crateús, município a 359,1 km de Fortaleza. Pode ser lida como uma maneira de mostrar ação no Senado Federal e fortalecer o nome dela na disputa.
Segundo Janaína, o foco nestes próximos meses será “a pauta feminina e a questão da inclusão”. “Aqui no MEC, construímos projetos para pessoas com deficiência (PCD) e eu passei a ver ainda mais a importância de olhar para esse público com outros olhos", disse.
Enquanto isso, Augusta assume a vaga de Waldemir Catanho (PT) na Secretaria de Articulação Política do Governo Elmano de Freitas (PT). Catanho concorrerá à Prefeitura de Caucaia, deixando o cargo de secretário em 12 de abril.
Janaína Farias é antiga aliada de Camilo Santana
Janaína é natural do município em que concorre às eleições de 2024: Crateús. Ela é formada em Turismo pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e ocupou funções nas secretarias das Cidades e de Desenvolvimento Agrário do Estado. Ao todo, são 15 anos de vida pública.
Durante 7 anos e 3 meses de gestão de Camilo Santana como governador do Ceará, atuou como sua assessora especial. Deixou o cargo junto do gestor, para concorrer às eleições de 2022, primeira disputa em que participou.
A ex-secretária foi eleita na chapa de Camilo, como segunda suplente no Senado Federal. A primeira suplente é Augusta Brito, que atuava no Congresso após a ida de Camilo para o MEC.
Na pasta, Janaína trabalhava como Secretária Nacional de Gestão, Inovação e Avaliação. Seu nome foi o confirmado como pré-candidata a Crateús em fevereiro deste ano, endossado pelo próprio Camilo, antecipada pelo deputado federal e líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães.
A ida provisória à Casa Alta foi estabelecida no início de março, após uma reunião do ministro da Educação com a senadora Augusta.