60 anos do golpe: 7 filmes para conhecer a Ditadura no Brasil
Completado 60 anos de um dos piores momentos da história brasileira, a Ditadura Militar foi retratada pelo cinema nacional. Conheça alguns filmesNo dia 1º de abril de 1964, foi instalada a Ditadura Militar no território brasileiro. Neste ano, lembramos 60 anos do golpe. Neste período, e mesmo durante os anos ditatoriais, o cinema nacional retratou diversas visões sobre essa mancha histórica.
Com 21 anos da ruptura da democracia brasileira, guiada pelos militares da época, o cinema, os livros e a música tentaram mostrar diferentes visões sobre aquele período. Esses meios de arte, que hoje recebem uma voz liberta, na época foram perseguidos e muitas vezes agredidos por quem governou o País de 1º de abril de 1964 até 15 de março de 1985.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Clique aqui para seguir o canal de Política do O POVO no WhatsApp
60 anos do golpe: filmes para conhecer a Ditadura
O POVO preparou uma lista com sete filmes que contam a história da ditadura militar. As obras mostram os absurdos vividos por símbolos históricos, nos quais milhares de brasileiros perderam suas vidas lutando por liberdade e democracia.
Confira:
1. Marighella
O filme traz a história do ex-deputado Carlos Marighella. Ele atuou pelo regime democrático brasileiro, ao lado de guerrilheiros que seguiam suas cartilhas em prol da democracia nacional.
O filme foi lançado em 2019, em meio ao Governo Bolsonaro, e foi duramente criticado pelo líder político. Assista ao trailer.
2. Batismo de sangue
Assim como Marighella, este filme é mais um baseado em fatos reais. A obra reproduz a história de frades dominicanos que auxiliaram militantes na luta contra os militares nos anos 1960.
Todo o enredo do filme é adaptado através do livro com o mesmo nome de Frei Betto. Assista ao trailer.
Morte de Castello Branco: SAIBA foi acidente que matou ex-presidente cearense e ainda causa suspeita
3. O ano em que meus pais saíram de férias
“O ano em que meus pais saíram de férias” é um filme dirigido pelo renomado diretor Cao Hamburger, que participou de obras como 'Castelo Rá-Tim-Bum' e 'Menino Maluquinho'. O filme mostra a história de Mauro, que teve que se despedir de seus pais em meio à Ditadura Militar.
Logo após a mudança para a casa de seu avô, Mauro tem que lidar com a morte deste ente querido. A obra recorda consequências tanto políticas quanto culturais daquele momento. Assista ao trailer.
4. Lamarca
O filme conta a história do último período de vida de Carlos Lamarca (Paulo Betti), que era membro do Exército nacional e, após sua saída, integrou um grupo armado que lutava contra a Ditadura. Assista ao filme completo.
5. O que é isso, companheiro?
Um filme brasileiro de 1997, dirigido por Bruno Barreto, com roteiro parcialmente baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira. Mostra a amizade entre César e o jornalista Fernando, que se adentram na luta armada contra a ditadura.
Ao longo da história, César acaba sendo preso pelos militares. Então, Fernando planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.
Trata-se da a história verídica do sequestro de Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969, por integrantes do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) e da Ação Libertadora Nacional (ALN). Assista ao trailer.
6. Deslembro
Joana é uma adolescente franco-brasileira. Durante a Ditadura Militar, quando ainda criança, teve que fugir do Brasil e se refugiar na França com sua família, exceto seu pai — que morreu durante o golpe militar.
Ao retornar ao País, a jovem vive os dilemas da adolescência com um mix de retorno ao lugar que, em sua visão, era resumido em “tortura e morte”. A trama retrata não só o amadurecimento da garota, mas também da política e da sociedade brasileiras. Assista ao trailer.
60 anos do golpe militar e as que ousaram desobedecer; CONHEÇA
7. Zuzu Angel
O filme traz a história da estilista famosa no Brasil e mundialmente, Zuzu Angel. Um grande contraponto ao seu mundo de desfiles e celebridades foi seu filho, Stuart, que se adentrou no mundo da militância durante a Ditadura.
Com a morte de Stuart, após ser preso e torturado, Zuzu luta para, no mínimo, dar um enterro decente para o filho. Os militares negam o envolvimento no caso. A estilista, então, busca por seus direitos e acaba se tornando um símbolo desta época. Assista ao filme completo.