Seminário da UFC "descomemora" o golpe militar de 1964

Seminário será dividido em dois turnos. Dentre os convidados, estão a ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele e o deputado estadual Renato Roseno (Psol)

19:56 | Mar. 20, 2024

Por: Ludmyla Barros
Prédio da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) (foto: AURÉLIO ALVES)

Instaurado entre 31 de março e 1º de abril de 1964, o golpe militar brasileiro completa exatos 60 anos em 2024. Em alusão, a Universidade Federal do Ceará estará realizando um seminário pela sua “descomemoração”, com discussões sobre a preservação da democracia na sociedade brasileira e cearense. Evento será no primeiro dia de abril, com início às 9 horas, no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853 - Benfica).

O seminário será dividido em dois turnos. Durante a manhã, será discutido “O golpe de 1964 e seus impactos na UFC”. O debate conta com a participação, dentre outros nomes, da ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele.

Já à tarde, a discussão rodeará o tema: “O que resta do golpe? De 1964 a 2024”, com início às 14h. Dentre os participantes, está o deputado estadual Renato Roseno (Psol) e o escritor e especialista em História Política, Airton de Farias.

A realização é do Memorial da UFC, da Pró-Reitoria de Cultura e da Comissão de Direitos Humanos da Universidade. “Buscamos cumprir nossa vocação reflexiva, crítica, comprometida com os valores da democracia frente à sociedade brasileira e cearense”, explica Newton Albuquerque, professor da Faculdade de Direito e membro da CDH da UFC.

Confira abaixo a programação completa:

Painel: O Golpe de 1964 e seus impactos na UFC”
Horário: 9h
Mediação: Marcela Teixeira - diretora do Memorial da UFC
Mesa:
César Barreira
Helena Serra Azul
Valton Miranda
Maria Luiza Fontenele

Painel: O que resta do Golpe? De 1964 a 2024
Horário: 14h
Mediação: Vládia Jucá - departamento de Psicologia UFC
Mesa:
Jean Marc von der Weid
João Paulo Pereira Barros
Renato Roseno
Airton de Farias