"Eu não tenho manifestação de apoio a nenhuma pré-candidatura do PT", diz Elmano

Comentário surge após o deputado federal José Guimarães declarar apoio de sua corrente partidária ao pré-candidato Evandro Leitão. Segundo ele, em diálogo com o governador e com o ministro Camilo Santana

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), garantiu não possuir manifestação de apoio às pré-candidaturas do PT na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Segundo o gestor, esse papel não lhe cabe "no momento".

A declaração foi dada neste sábado, 9, após cerimônia de entrega de 1.501 escrituras do Programa Papel da Casa, realizada em Fortaleza.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Eu não tenho nenhuma manifestação de apoio a nenhuma pré-candidatura do PT. Acho que não me cabe nesse momento. Acho que cabe buscar me preservar para construção do diálogo e da unidade", afirmou o petista.

O comentário foi feito após ser questionado sobre a plenária da corrente partidária Campo Democrático, ocorrida na última quinta-feira, 7, que declarou apoio à candidatura de Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

Na ocasião, o líder do governo Lula na Câmara, deputado federal José Guimarães, informou que o apoio foi dialogado tanto com o ministro da Educação, Camilo Santana, como com o governador Elmano.

"O aval que dei ao deputado Guimarães e ao grupo dele é que ele pudesse anunciar efetivamente aquilo que o grupo dele decidisse", explicou o governador.

"O Guimarães me ligou perguntando, que ele tinha uma plenária e ia fazer um anúncio. Eu entendi que achava que nós tínhamos um processo em curso, que nós já temos um prazo, que o diretório iria decidir até dia 21. Então, que eu achava natural que os grupos pudessem ir tomando suas definições, mas a definição do nome de cada grupo, cada grupo decide".

E seguiu: "Ao contrário, eu tenho dito que as pessoas são absolutamente livres para escolher a pré-candidatura do PT que acharem a mais adequada".

"Eu jamais faria qualquer ação e não me cabe nesse momento fazer a opção, eu, enquanto governador, por um nome ou por outro". Para o governador, lhe compete "buscar tentar preservar, primeiro, que o partido faça a escolha da maneira mais livre possível, que a base do PT participe dessa decisão" e que a sigla petista "busque construir um consenso".

A Campo Democrático, ligada a Guimarães, se soma à corrente Movimento PT, vinculada ao deputado cearense José Airton Cirilo, que também fechou apoio a Evandro.

Além do presidente da Alece, o partido tem como pré-candidatos ao Paço da Capital a ex-prefeita de Fortaleza e deputada federal, Luizianne Lins; o assessor especial de assuntos municipais do Governo do Ceará, Artur Bruno; a deputado estadual Larissa Gaspar; e o presidente do diretório municipal, deputado estadual em exercício Guilherme Sampaio.

Siga o canal de Política do O POVO no WhatsApp


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Eleições 2024 PT pré-candidatos PT Elmano de Freitas Evandro Leitão José Guimarães

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar