Elmano quer evitar prévias: 'PT sempre escolheu candidatos em encontro'

Governador retornou às atividades após período afastado para tratar da saúde e lembrou o histórico do PT nos últimos pleitos, definindo candidaturas ainda na fase de encontros

O governador Elmano de Freitas (PT) comentou, nesta quarta-feira, 6, o cenário dentro do PT Fortaleza, na esteira das articulações para a escolha do nome que representará o partido nas eleições de 2024. O petista retornou às atividades após período afastado para tratar da saúde e defendeu que a sigla chegue a uma resolução durante os encontros partidários, recorrendo ao histórico dos últimos pleitos.

“Sobre Fortaleza, a única coisa que quero manifestar é que sempre defendi que o processo do PT fosse um processo em que a base do PT participasse. Acho que a melhor maneira é uma decisão em um encontro municipal. O PT de Fortaleza sempre escolheu seus candidatos e candidatas em encontro. Se vocês repararem na história, em 2004 a Luizianne foi escolhida num encontro, em 2008 ela foi escolhida novamente num encontro; em 2012 eu fui escolhido num encontro; em 2016 e 2020 também foi escolhido em encontro”.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A fala do governador ocorreu durante o lançamento do Programa Segurança no Ponto, numa cerimônia em Fortaleza, e vem num momento em que articulações políticas para a disputa eleitoral se intensificam. Nesta semana, O POVO noticiou que a deputada federal e uma das pré-candidatas do PT, Luizianne Lins, tem o apoio de 19 dos 46 membros do diretório local e que pode forçar prévias para chegar a definição.

A disputa interna envolve sobretudo os nomes de Luizianne e do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PT). Outras pré-candidaturas postas são Artur Bruno, assessor especial de assuntos municipais da Casa Civil; Guilherme Sampaio, deputado estadual em exercício; e Larissa Gaspar, deputada estadual.

Elmano reforçou a defesa dos encontros e disse que está atuando para chegar a um consenso interno. “Quem escolhe os delegados é a base do partido. Mas estou envolvido na tentativa de encontrar um consenso. Se não conseguir um consenso, se não for possível, no PT é assim, a gente tenta dialogar”, disse o governador.

O gestor disse que há ainda a etapa de diálogo com partidos aliados, mas reforçou que o PT está bem paramentado no que diz respeito aos nomes que pleiteiam o Palácio do Bispo.

“Estamos bem de nome, mas ainda temos que dialogar com aliados para saber se os nomes que achamos muito bons, se eles também acham. Pelo que tenho percebido dos aliados, todos os nomes contam com simpatia. Estou preocupado que o PT de Fortaleza possa construir um consenso de nome, mas também que acelere a discussão sobre quais são os desafios de Fortaleza para os próximos anos”, concluiu.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Elmano PT Eleições 2024 eleições em Fortaleza deputada Luizianne Lins deputado evandro leitao ministro Camilo Santana

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar