Enquete O POVO: você concorda com a decisão da Prefeitura de Fortaleza de demolir o Edifício São Pedro?
Após o anúncio da demolição, o secretário de infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias, revelou ao O POVO que a decisão foi tomada ainda nesta segunda.O anúncio de que o Edifício São Pedro, localizado na Praia de Iracema, será demolido pela Prefeitura de Fortaleza, gerou discussões nas redes sociais. A iniciativa do prefeito José Sarto (PDT) visa evitar o desmoronamento do prédio, como ele mesmo reforçou em publicação no Instagram nesta segunda-feira, 4.
“Há grande risco de desmoronamento. Os laudos técnicos indicam não ser mais possível a recuperação. Enquanto isso, o imóvel vem sendo depredado e acessado por quem desconhece ou ignora a insegurança. Lamentavelmente, uma pessoa já morreu ali”, consta no texto.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O gestor municipal reiterou que a “situação exige providências, sob pena de colocar mais vidas em risco”, diante da ausência de intervenções por parte dos proprietários do local.
"A situação ficou precária pois deixaram chegar na situação que não teve mais jeito. Se tivesse sido restaurado no início não seria demolido. A velha politica de que não tinha mais jeito", comentou um internauta. "Decisão correta. Infelizmente perde-se parte da história, mas pelo menos não coloca vidas em risco", contrariou outro.
A ação do prefeito causou revolta em alguns políticos da capital cearense, como o vereador Gabriel Aguiar (Psol), que utilizou suas redes sociais para manifestar posicionamento contrário ao do gestor.
“O primeiro prédio da Praia de Iracema, erguido há 71 anos, encerrará sua (nossa) história se tornando poeira e entulhos. Sarto acaba de anunciar que, após cínicas omissões, o prédio virá ao chão”, seguiu o vereador.
“Ao longo das últimas duas décadas, o edifício testemunhou pedidos de tombamento e promessas de criação de polos culturais e de lazer. Após décadas de negligência, omissão e abandono, o Edifício São Pedro se tornou ruínas sem viabilidade de recuperação. Ameaçando, com sua penosa decadência, a segurança das pessoas do entorno”.
Veja
Serviço de demolição começa nesta terça-feira, 5
Após o anúncio da demolição, o secretário de infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias, revelou ao O POVO que a decisão foi tomada ainda nesta segunda.
"A decisão foi tomada tendo em vista a impossibilidade de restauração do edifício, o que já apontava os laudos elaborados. E a única solução para garantir não apenas a segurança dos trabalhadores que vão trabalhar naquela área, no projeto de requalificação da Praia de Iracema, mas também os transeuntes que passam ali, e até das ocorrências de pessoas entrando e saindo do prédio, desavisadamente, correndo o risco de colapso", destacou o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf).
Para saber o que a população acha da iniciativa do chefe do Executivo municipal, O POVO está realizando uma enquete sem caráter científico.