O POVO News: o que explica demora para captura de fugitivos de Mossoró?

No campo da economia, o programa trata sobre o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil que cresceu 2,9% em 2023

17:27 | Mar. 01, 2024

Por: Júlia Duarte
As informações mais recentes sobre a fuga de presos da Penitenciária de Mossoró e as principais notícias desta sexta-feira, 1º (foto: O POVO)

O programa O POVO News realiza mais uma edição nesta sexta-feira, 1º. Com apresentação dos jornalistas Ítalo Coriolano e Rachel Gomes, o programa traz ainda informações sobre a operação que tenta capturar dois detentos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. São 17 dias de buscas dos presos, vistos perto da divisa com o Ceará.

Investigação da Polícia Federal aponta que as circunstâncias da fuga dos dois detentos na penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, "sugerem fortemente" a possibilidade de ocorrência dos crimes de facilitação de fuga, além de dano qualificado. A edição explica alguns dos pontos que podem estar dificultando o processo de busca da dupla.

Assista ao vivo

A PF apontou que a facção criminosa Comando Vermelho está bancando uma rede de apoio destinada a ajudar os dois detentos que escaparam da penitenciária no último dia 14. Segundo parte da investigação a que a Folha teve acesso, essa rede auxilia os fugitivos a se manterem em áreas rurais com apoio para alimentação, bebidas, transporte e, possivelmente, armas de fogo.

No campo da economia, o programa trata sobre o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil que cresceu 2,9% em 2023, como informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em termos nominais, totalizou R$ 10,9 trilhões no ano. O crescimento foi muito próximo ao de 2022, quando a atividade econômica brasileira teve alta de 3%. 

Já na política, a edição repercute o indiciamento pela Polícia Federal (PF) da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) no inquérito que investiga a invasão do site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em janeiro de 2023. Além dela, foi indicado ainda o hacker Walter Delgatti Neto, também conhecido pelos apelidos Hacker de Araraquara ou Hacker da Vaza Jato. 

É tema também os desdobramentos da movimentação para a reforma eleitoral que tramita no Senado Federal. Cotados como possíveis candidatos à Presidência da República em 2026, os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); do Paraná, Ratinho Júnior (PSD); e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), defenderam o fim da reeleição para os cargos de presidente, governador e prefeito.

A proposta do fim da reeleição vem sendo discutida no Senado e conta com a simpatia do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD). Devem ser apresentadas três propostas de Emenda à Constituição (PEC) para acabar com a reeleição de prefeitos, governadores e presidente da República. Todas as propostas estabelecerão um mandato de 5 anos. 

O programa terá espaço ainda para detalhar como está o processo de litígio entre o Ceará e o Piauí. O POVO percorreu 10 municípios ao longo de quase 700 km e ouviu a população sobre se querem permanecer no Ceará ou ir para o Piauí

O episódio contará com análises de jornalistas da casa e especialistas para discutir os assuntos da política brasileira. Participam o correspondente do O POVO em Brasília, João Paulo Biage,
e o jornalista de Política e colunista do O POVO, Henrique Araújo.

Serviço

Programa: O POVO News
Quando: Segunda a sexta, às 18h
Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO

Siga o canal de Política do O POVO no WhatsApp

 ​